Brian Wilson faz 82 anos; veja outros fatos da música em 20 de junho

Data marca também os aniversários de Michael Anthony, baixista do Van Halen, e Chino Moreno, vocalista do Deftones

Hoje, Brian Wilson faz 82 anos. O músico dos Beach Boys, que nasceu em 20 de junho de 1942, foi responsável por muitas das inovações sonoras da importante banda, seja como artista, compositor ou produtor. Além do grupo, trabalhou em carreira solo.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 20 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 35 anos, em 20 de junho de 1989, o Faith No More lançava “The Real Thing”, seu 3º disco de estúdio. Estreia do vocalista Mike Patton, que substituiu Chuck Mosley, traz como destaques “Epic”, “From Out of Nowhere” e “Falling to Pieces”.

-> Hoje, Michael Anthony faz 70 anos. O baixista, conhecido pelos backing vocals potentes, nasceu em 20 de junho de 1954 e integrou o Van Halen de 1974 até 2006, participando de todos os álbuns da banda com exceção do último. Depois, tocou no Chickenfoot e The Circle.

-> Hoje, Chino Moreno faz 51 anos. O vocalista, que nasceu em 20 de junho de 1973, foi um dos fundadores do Deftones e gravou todos os álbuns da banda. Também tem outros projetos, como Team Sleep, Crosses, Saudade e Palms, além de várias outras participações.

-> Hoje, Edu Ardanuy faz 57 anos. Um dos grandes guitar heroes do Brasil, o músico, que nasceu em 20 de junho de 1967, foi um dos membros fundadores do Dr. Sin, banda que encerrou atividades em 2016, mas voltou sem ele em 2018. Também integra o Sinistra.

-> Há 58 anos, em 20 de junho de 1966, Bob Dylan lançava “Blonde On Blonde”, seu 7º disco de estúdio. Um dos primeiros álbuns duplos do rock, fecha trilogia iniciada com “Bringing It All Back Home” (1965) e continuada com “Highway 61 Revisited” (1966).

-> Há 29 anos, em 20 de junho de 1995, o Black Sabbath lançava “Forbidden”, seu 18º disco de estúdio. Foi o último com Tony Martin, Cozy Powell e Neil Murray, precedendo a volta da formação original. De sonoridade polêmica, foi produzido por Ernie C, do Body Count.

-> Há 24 anos, em 20 de junho de 2000, o Deftones lançava “White Pony”, seu 3º disco de estúdio. Notório por trazer mais experimentos, é um dos álbuns mais famosos da banda. “Change (In the House of Flies)” e “Back to School (Mini Maggit)” saíram como singles.

-> Há 35 anos, em 20 de junho de 1989, Prince lançava “Batman”, seu 11º disco de estúdio. Foi feito como trilha sonora do filme “Batman”, de Tim Burton, também divulgado em 1989. Fez bastante sucesso, com “Batdance” e “Partyman” entre os destaques.

Leia também:  Luis e Hugo Mariutti tocarão “Reason”, do Shaman, na íntegra com convidados

-> Há 44 anos, em 20 de junho de 1980, os Rolling Stones lançavam o disco “Emotional Rescue”. Como era comum na época, o álbum traz certa influência da disco music em sua sonoridade. “She’s So Cold” e a faixa-título foram divulgadas como singles.

-> Há 35 anos, em 20 de junho de 1989, o Mr. Big lançava “Mr. Big”, seu disco de estreia. Aqui o supergrupo segue os padrões do hard rock da década de 1980, com destaque para o virtuosismo de Paul Gilbert e Billy Sheehan. “Addicted to That Rush” saiu como single.

-> Hoje, Lionel Richie faz 75 anos. O cantor e compositor, que nasceu em 20 de junho de 1949, emplacou diversos sucessos como “All Night Long” e “Endless Love”. Ao lado de Michael Jackson, compôs “We Are the World”, que rendeu US$ 25 milhões para caridade.

-> Há 24 anos, em 20 de junho de 2000, o Thin Lizzy lançava o disco ao vivo “One Night Only”. Foi gravado seis anos após a reunião da banda, com o guitarrista John Sykes no vocal. A formação é completa por Scott Gorham, Marco Mendoza, Darren Wharton e Tommy Aldridge.

-> Há 39 anos, em 20 de junho de 1985, o Scorpions lançava “World Wide Live”, seu 2º disco ao vivo. Gravado em cinco shows da turnê de “Love at First Sting”, é considerado um dos grandes álbuns ao vivo da década de 80, apesar de contar com vários overdubs.

-> Há 24 anos, em 20 de junho de 2000, King Diamond lançava “House of God”, seu 9º disco de estúdio. Foi o único com Glen Drover na guitarra e Paul David Harbour no baixo, além do último com John Luke Hébert na bateria. Conta uma lenda sobre uma igreja no sul da França.

-> Há 24 anos, em 20 de junho de 2000, o White Stripes lançava “De Stijl”, seu 2º disco de estúdio. Seu nome foi inspirado no movimento artístico holandês de mesmo nome. Traz músicas como “Why Can’t You Be Nicer To Me?” e “Apple Blossom”.

-> Há 46 anos, em 20 de junho de 1978, o Foreigner lançava “Double Vision”, seu 2º disco de estúdio. Potencializou o sucesso já conquistado pelo álbum de estreia, homônimo, muito devido às músicas “Hot Blooded” e a faixa-título, divulgadas como singles.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaBrian Wilson faz 82 anos; veja outros fatos da música em 20...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades