Ronnie James Dio morreu há 14 anos; veja outros fatos da música em 16 de maio

Data marca também o lançamento de álbuns importantes dos Beach Boys e Iron Maiden

Há 14 anos, Ronnie James Dio nos deixava. O vocalista morreu em 16 de maio de 2010, aos 67 anos, de câncer no estômago. Um dos maiores cantores do metal, fez história com o Elf, Rainbow, Black Sabbath e sua banda solo, o Dio.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 16 de maio de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 41 anos, em 16 de maio de 1983, o Iron Maiden lançava “Piece of Mind”, seu 4º disco de estúdio. Foi a estreia do baterista Nicko McBrain e o primeiro a ter créditos autorais ao vocalista Bruce Dickinson. “Flight of Icarus” e “The Trooper” saíram como singles.

-> Há 58 anos, em 16 de maio de 1966, os Beach Boys lançavam “Pet Sounds”, seu 11º disco de estúdio. É um dos álbuns mais influentes e inovadores do rock e da música como um todo. Os singles foram “Caroline, No”, “Sloop John B” e “Wouldn’t It Be Nice”.

-> Hoje, Robert Fripp faz 78 anos. Um dos fundadores do King Crimson, o guitarrista, que nasceu em 16 de maio de 1946, participou de todas as formações. Tocou em mais de 700 trabalhos, colaborando como David Bowie, Blondie, Peter Gabriel, Talking Heads, entre outros.

Leia também:  Show do Shamangra em Ribeirão Preto é cancelado por baixa venda de ingressos; data no Rio está mantida

-> Hoje, Krist Novoselic faz 59 anos. O baixista, que nasceu em 16 de maio de 1965, esteve ao lado de Kurt Cobain no Nirvana desde o início da banda. Após o fim do grupo, trabalhou com projetos como Sweet 75, Eyes Adrift, Flipper, Giants in the Trees, 3rd Secret, entre outros.

Foto: s_bukley / Image Collect / Depositphotos

-> Há 24 anos, em 16 de maio de 2000, o Pearl Jam lançava “Binaural”, seu 6º disco de estúdio. Gravado em um período conturbado para a banda, marcou a estreia do baterista Matt Cameron. As músicas “Nothing as It Seems” e “Light Years” foram divulgadas como singles.

-> Há 44 anos, em 16 de maio de 1980, Paul McCartney lançava “McCartney II”, seu 2º disco solo. Gravado por Macca sozinho pouco antes do fim dos Wings, trouxe sonoridade influenciada pela new wave. Os singles foram “Coming Up”, “Waterfalls” e “Temporary Secretary”.

-> Hoje, Tony Kakko faz 49 anos. O vocalista do Sonata Arctica, que nasceu em 16 de maio de 1975, também foi um dos idealizadores do Northern Kings. Fez participações com Nightwish, Stratovarius, Epica, Apocalyptica, Hevisaurus, entre outros.

Leia também:  Como Carmine Appice e baixista da Vixen passaram a vender imóveis
Foto: Gustavo Diakov @xchicanox

-> Há 18 anos, em 16 de maio de 2006, The Raconteurs lançava “Broken Boy Soldiers”, seu disco de estreia. Marcou o início da colaboração entre Jack White e Brendan Benson. “Steady, As She Goes”, “Hands”, “Level” e a faixa-título saíram como singles.

-> Há 71 anos, Django Reinhardt nos deixava. O guitarrista morreu em 16 de maio de 1953, aos 43 anos, de AVC. Lenda do jazz e inspiração para Tony Iommi, tocava com apenas 2 dedos da mão direita devido a queimaduras sofridas em um acidente.

-> Há 16 anos, em 16 de maio de 2008, o Moonspell lançava “Night Eternal”, seu 8º disco de estúdio. Foi o único com o baixista Niclas Etelävuori, que gravou como músico de apoio. Anneke van Giersbergen faz participação na música “Scorpion Flower”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaRonnie James Dio morreu há 14 anos; veja outros fatos da música...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades