John Bonham nasceu há 76 anos; veja outros fatos da música em 31 de maio

Data marca também o lançamento de um dos álbuns mais orientados ao rock do Beastie Boys e de um disco solo de Eddie Vedder

Há 76 anos, em 31 de maio de 1948, nascia John Bonham. O baterista do Led Zeppelin, um dos maiores na história do instrumento, morreu em 25 de setembro de 1980, aos 32 anos, asfixiado em seu próprio vômito após consumir 40 doses de vodca.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 31 de maio de outros anos:

- Advertisement -

-> Hoje, Marcelo Falcão faz 51 anos. O vocalista, que nasceu em 31 de maio de 1973, ficou conhecido pelo trabalho com O Rappa, banda de grande popularidade no rock nacional que esteve na ativa de 1992 até 2018. Com o grupo em hiato, deu início a uma carreira solo.

-> Há 30 anos, em 31 de maio de 1994, o Beastie Boys lançava “Ill Communication”, seu 4º disco de estúdio. Com mais instrumentos orgânicos, traz uma sonoridade inclinada ao rock. Os singles foram “Sabotage”, “Get It Together”, “Sure Shot” e “Root Down”.

-> Há 13 anos, em 31 de maio de 2011, Eddie Vedder lançava “Ukulele Songs”, seu 2º disco solo. Como o título indica, traz músicas com o uso do ukulele, instrumento derivado do machete português. Reúne faixas autorais e versões para canções folk.

-> Há 30 anos, em 31 de maio de 1994, era lançada a trilha sonora “The Lion King”, do filme “O Rei Leão”. Elton John compôs as músicas com Hans Zimmer e Tim Rice, cantando em algumas delas com outros artistas. Vendeu mais de 15 milhões de cópias.

-> Há 44 anos, em 31 de maio de 1980, o Whitesnake lançava “Ready An’ Willing”, seu 3º disco de estúdio. Foi o primeiro com o baterista Ian Paice, colega de David Coverdale no Deep Purple. “Fool For Your Loving”, regravada anos depois, e a faixa-título são destaques.

-> Hoje, Jorn Lande faz 56 anos. O vocalista, que nasceu em 31 de maio de 1968, trabalhou com vários projetos, com destaque ao Ark, Masterplan e Avantasia. Também lançou diversos álbuns solo e dublou um personagem de uma banda fictícia do game League of Legends.

-> Há 31 anos, em 31 de maio de 1993, o Helloween lançava “Chameleon”, seu 5º disco de estúdio. Criticado por sua sonoridade distante do power metal, marcou as despedidas do vocalista Michael Kiske, que voltou em 2016, e do baterista Ingo Schwichtenberg.

Leia também:  King Diamond faz 68 anos; veja outros fatos da música em 14 de junho

-> Hoje, Scotti Hill faz 60 anos. O guitarrista, que nasceu em 31 de maio de 1964, entrou para o Skid Row em 1987 e permaneceu desde então, tocando em todos os álbuns. Participou também do projeto Ozone Monday, basicamente o Skid Row com outro cantor.

-> Hoje, Paulinho da Costa faz 76 anos. O percussionista brasileiro, que nasceu em 31 de maio de 1948, está entre os músicos com mais participações em discos na história, trabalhando com Michael Jackson, Madonna, Celine Dion, Prince, Rod Stewart, Lionel Richie, entre outros.

-> Há 41 anos, em 31 de maio de 1983, o Talking Heads lançava “Speaking in Tongues”, seu 5º disco de estúdio. Produzido após um breve hiato, tornou-se um dos álbuns mais vendidos da banda, em especial devido ao single “Burning Down the House”.

-> Há 45 anos, em 31 de maio de 1979, o Electric Light Orchestra lançava “Discovery”, seu 8º disco de estúdio. Trouxe a banda adotando influência da disco music. “Shine a Little Love”, “The Diary of Horace Wimp” e “Don’t Bring Me Down” foram os principais singles.

-> Há 5 anos, Roky Erickson nos deixava. O frontman e um dos fundadores do 13th Floor Elevators morreu em 31 de maio de 2019, aos 71 anos, de causas desconhecidas. É considerado um dos pioneiros do chamado rock psicodélico.

-> Há 48 anos, em 31 de maio de 1976, o The Who entrava para o Guinness Book pelo show de rock com volume mais alto até então. Em uma apresentação no estádio do Charlton, time de Londres, o grupo alcançou 120 decibéis. Outras bandas já quebraram essa marca desde então, como Kiss e Mötorhead.

-> Há 13 anos, em 31 de maio de 2011, o Black Stone Cherry lançava “Between the Devil & the Deep Blue Sea”, seu 3º disco de estúdio. Traz participação de Lzzy Hale (Halestorm) nas músicas “Such a Shame”, “Won’t Let Go” e “Fade Away” – esta, liberada como bônus.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaJohn Bonham nasceu há 76 anos; veja outros fatos da música em...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades