O melhor álbum de todos os tempos, segundo Joe Perry

Trabalho de estreia de lendário instrumentista americano é o preferido do guitarrista do Aerosmith

Quando alguém lhe pergunta qual o melhor álbum de todos os tempos, a resposta pode ser um tanto quanto imprecisa. Afinal de contas, a impressão do momento não necessariamente será a de amanhã – assim como talvez não tivesse sido a mesma um dia antes.

De qualquer modo, Joe Perry não se esquivou quanto precisou responder a pergunta. Questionado pelo Pop Matters em 2009, o guitarrista do Aerosmith elegeu a estreia de um lendário colega de instrumento.

- Advertisement -

Disse o artista:

“Escolho ‘Are You Experienced’, de Jimi Hendrix. Especialmente por conta da faixa-título. Ela resume tudo o que Jimi fez de forma inventiva na guitarra, nas suas composições e na sua criatividade. Não houve ninguém desde então que tenha chegado perto.”

Em 2023, Perry falou à revista Guitar World sobre a importância de Hendrix em sua carreira.

“Com Jimi Hendrix, provavelmente não posso dizer nada que já não tenha sido dito mil vezes. Sua forma de tocar era tão natural e fluida. Mesmo que estivesse atingindo as mesmas notas que todos nós tocávamos, a maneira como fazia foi muito além em termos de sons que obteve. É como se toda a magia que tinha estivesse quase escondida dentro da guitarra, sabe? E algumas de suas músicas instrumentais e os efeitos sonoros que conseguia eram simplesmente inacreditáveis. Ele deixou este planeta muito cedo.”

The Jimi Hendrix Experience – “Are You Experienced”

Primeiro trabalho do trio liderado por Jimi Hendrix, “Are You Experienced” (1967) provocou uma revolução na abordagem da guitarra, adicionando efeitos e influências psicodélicas inéditos ao instrumento até então. O protagonista foi acompanhado pelo baterista Mitch Mitchell e o baixista/guitarrista rítmico Noel Redding.

Leia também:  Como internet e gordofobia ajudaram a minar carreira de Alicia Silverstone

As gravações foram realizadas em 16 sessões distribuídas em 3 estúdios diferentes de Londres: De Lane Lea Studios, CBS Studios e Olympic Studios. As edições inglesa e americana contam com tracklists diferentes. A dos Estados Unidos incluía o único cover: “Hey Joe”, composição de Billy Roberts.

“Are You Experienced” vendeu mais de 9 milhões de cópias em todo o planeta. É considerado um dos grandes discos de estreia da história do rock.

Sobre Joe Perry

Nascido em Lawrence, Massachusetts, Anthony Joseph Pereira é filho de pai português e mãe italiana. Seu sonho de infância era se tornar um biólogo marinho, como seu primeiro ídolo, Jacques Cousteau. Incapaz de alcançar as notas necessárias para seguir a carreira, começou a se aventurar pela música. Canhoto, se desafiou a tocar guitarra como destro. Seu primeiro grupo foi a The Jam Band.

Nos anos 1970, se mudou para Boston e dou início ao Aerosmith. Ficou até 1979, retornando em 1984 e permanecendo até hoje. A banda se tornou uma instituição do hard rock, vendendo mais de 150 milhões de discos em todo o mundo.

No meio período se sustentou graças ao The Joe Perry Project, que lançou três discos. O grupo foi resgatado como apoio para álbuns solo e shows já neste século. Atualmente, também mantém na ativa o Hollywood Vampires, junto de Alice Cooper, Johnny Depp e uma série de convidados.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO melhor álbum de todos os tempos, segundo Joe Perry
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades