Alex Van Halen leiloará mais de 350 itens, incluindo baterias

Após morte do irmão, Eddie, fontes próximas indicam que o artista não pretende voltar a se envolver com música

Recentemente, algumas fontes próximas a Alex Van Halen vinham indicando que o baterista não voltaria a realizar qualquer projeto musical. Parceiro artístico do irmão, Eddie Van Halen, o instrumentista não participou de atividades fora da banda que levava o sobrenome da dupla.

Com a morte do guitarrista, ocorrida em 2020, parecia que o abismo seria cada vez maior. O próprio chegou a reconhecer que só participou das últimas turnês do grupo em solidariedade à figura fraterna, que enfrentava o câncer que o acabaria levando – além do publicamente reconhecido problema com o alcoolismo.

- Advertisement -

Agora, temos um indício definitivo de fim de linha. Em parceria com a Backstage Auctions, Alex leiloará mais de 350 itens que acumulou durante a carreira. Não apenas baterias e equipamentos fazem parte da lista, como também discos de ouro e platina, pôsteres, merchandising e até mesmo rascunhos de setlists e letras de músicas.

Disse o próprio no anúncio oficial:

“Sempre busquei o melhor som possível, o que me levou a cada dia, a cada álbum e a cada turnê a estar no topo do meu jogo. Espero que a transmissão de todas essas peças inspire as gerações atuais e futuras a serem o melhor que podem ser. Agora, vamos nos divertir – estilo VAN HALEN!”

Entre as peças que estarão disponíveis se destacam o kit da turnê “5150”, o kit da turnê de 2015 (o último que Alex usou em um show), sua coleção pessoal de peças vintage da RIAA (Recording Industry Association of America), as caixas de madeira excepcionalmente raras que ajudaram a definir seu som característico, gongos, um bumbo dos primórdios e até mesmo um piano da casa da família Van Halen.

Renda revertida para a filantropia

Alex ainda finalizou revelando o destino de parte da renda que será obtida com o leilão.

“Eu mantive todas essas baterias, pratos, peles e todos os outros tipos de equipamentos, instrumentos e caixas de estrada em meu armazém por décadas e será um grande prazer vê-los indo para as mãos de meus fãs e colegas bateristas. Uma parte dos lucros irá para a instituição de caridade Ride On Therapeutic Horsemanship para apoiar ainda mais os serviços que prestam aos necessitados.”

A Ride On Therapeutic Horsemanship promove o bem-estar de jovens em situação de risco e pessoas com qualquer tipo de deficiência física, intelectual ou cognitiva através de atividades e terapias assistidas por equinos. Fornece instrução e educação para todos em atividades sociais e vocacionais relacionadas com a equitação, além de atividades recreativas.

“Brothers”, a biografia oficial

“Brothers”, biografia oficial de Alex Van Halen, sai dia 22 de outubro. O livro de 384 páginas será lançado no exterior, em inglês, pela editora HarperCollins.

Leia também:  Nova banda de Krist Novoselic toca 1º single do Nirvana em cidade natal de Kurt Cobain

De acordo com material promocional, o baterista pretende fazer da obra uma “carta de amor” ao irmão Eddie Van Halen, guitarrista e parceiro de banda falecido em 2020. A ideia é percorrer toda a trajetória da dupla, desde os Países Baixos, onde nasceram. Em comunicado, ele declarou:

“Eu estive com ele desde o primeiro dia. Compartilhamos um toca-discos, uma casa de 75 metros quadrados, uma mãe, um pai e uma ética de trabalho.”

O baterista continua, mencionando também que as glórias e os problemas foram divididos por ambos.

“Mais tarde, compartilhamos a parte de trás de um ônibus de turnê, o alcoolismo, a experiência de se tornar famoso… e de passar mais horas no estúdio do que passei fazendo qualquer coisa nesta vida.”

Ainda de acordo com o material promocional, Alex Van Halen promete trazer um “relato preciso” da vida e dos tempos do Van Halen. Vida e morte de Eddie serão abordadas, visando esclarecer tudo sob o ponto de vista do baterista.

A obra está em pré-venda no exterior, por meio do site da editora, por US$ 32 (cerca de R$ 159 na cotação atual e em transação direta).

Sobre Alex Van Halen

Atualmente com 70 anos, Alexander Arthur Van Halen nasceu em Amsterdã, Holanda, migrando para os Estados Unidos ainda na infância junto com os pais e o irmão. Participou da fundação do Van Halen, banda que revolucionou o hard rock no final dos anos 1970, vendendo mais de 80 milhões de discos em todo o planeta.

É um ministro ordenado, tendo comandado a cerimônia do segundo casamento do irmão, assim como a de sua ex-cunhada, Valerie Bertinelli. Fora do grupo que o consagrou, não realizou participações em obras de outros artistas.

Desde a morte de Eddie Van Halen, ocorrida em outubro de 2020, Alex se mantém longe dos holofotes. Especulações sobre shows tributos pipocam de tempos em tempos, mas nada se concretizou até hoje.

A pessoas próximas, o músico costuma relatar que não pretende retomar a carreira artística, embora nada tenha sido anunciado de forma oficial. Além da ausência fraterna, ele também enfrenta uma série de restrições físicas por conta dos anos de atividades. Os problemas envolvem as articulações e a audição.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasAlex Van Halen leiloará mais de 350 itens, incluindo baterias
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades