O músico que inventou o thrash metal, segundo Kirk Hammett

Para guitarrista, origem do estilo não está no Metallica ou nenhum músico relacionado à banda, mas sim em seu grupo anterior, Exodus

O Metallica definitivamente alavancou o thrash metal e levou o subgênero a outro patamar, mas quem é o pai do estilo? A resposta geralmente gira em torno de Dave Mustaine ou algum outro músico relacionado a ele, mas seu substituto no grupo, Kirk Hammett, tem um outro nome em mente.

O guitarrista do Metallica falou sobre o assunto em 2015, durante entrevista para a Metal Hammer. Para responder sobre quem criou o subgênero que funde NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) com punk, ele voltou no tempo e relembrou ter sido um dos fundadores do Exodus.

- Advertisement -

Trata-se de outra banda seminal do estilo, embora não faça parte do chamado “Big 4” – formado por Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax. Durante sua curta estadia, Hammett conheceu o baterista Tom Hunting, o verdadeiro responsável pela gênese do estilo.

O músico conta:

“Quando eu formei o Exodus e comecei a tocar com Tom Hunting, mostrei a ele todas essas bandas como Judas Priest e UFO e disse: ‘é isso que nós temos que fazer – temos que fazer algo como isso’. Eu não sei se você conhece Tom Hunting, mas ele é uma pessoa muito nervosa. Ele está sempre se balançando, ou batucando em alguma coisa, batendo em alguma coisa. E quando ele toca bateria, ele é meio assim também.”

Kirk continuou explicando como, em sua opinião, o integrante do Exodus foi o responsável por criar o thrash metal, ainda que sem querer. Também fez uma comparação entre Tom e seu então futuro baterista e parceiro de banda, Lars Ulrich.

Leia também:  A música de Peter Gabriel que deixa Geddy Lee arrepiado

“Quando tocávamos uma música no começo, ela começava em um certo tempo, mas três ou quatro semanas depois, ela estaria duas vezes mais rápida. E então quando começamos a compor músicas, é por isso que as batidas por minuto estavam lá em cima – porque Tom Hunting tinha muita energia nervosa. Muito como Lars.”

Exodus e Tom Hunting

O Exodus foi fundado em 1979 por Keith Stewart (vocal), Kirk Hammett e Tim Agnello (guitarras), Carlton Melson (baixo), Tom Hunting (bateria). Hammett seguiu para o Metallica em 1983, enquanto a formação do grupo se estabilizou com Hunting, o vocalista Paul Baloff, o baixista Rob McKillop e os guitarristas Rick Hunolt e Gary Holt.

Leia também:  Rudolf Schenker explica a diferença entre ele e Michael Schenker

Hunting, que chegou a fazer também os vocais entre 1979 e 1982, permaneceu até 1989, quando foi substituído por John Tempesta. Ele voltou para uma rápida reunião entre 1997 e 1998 e retornou novamente em 2001, ficando até 2005. Paul Bostaph gravou a bateria do disco “Shovel Headed Kill Machine” (2005). Dois anos depois, o membro fundador reassumiu a vaga em definitivo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO músico que inventou o thrash metal, segundo Kirk Hammett
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades