Temple of the Dog lançou único álbum há 33 anos; veja outros fatos da música em 16 de abril

Data marca também o lançamento de “Evil Empire”, segundo trabalho do Rage Against the Machine

Há 33 anos, o Temple of the Dog lançava “Temple of the Dog”, seu único disco de estúdio. O supergrupo idealizado por Chris Cornell uniu membros do Soundgarden e Pearl Jam em tributo ao vocalista Andrew Wood (Mother Love Bone), morto em 1990.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 16 de abril de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 28 anos, em 16 de abril de 1996, o Rage Against the Machine lançava “Evil Empire”, seu 2º disco de estúdio. O título (“Império do Mal”) era usado por Ronald Reagan, ex-presidente dos EUA, para descrever a União Soviética. “Bulls on Parade” foi o principal single.

-> Há 36 anos, em 16 de abril de 1988, o Scorpions lançava “Savage Amusement”, seu 10º disco de estúdio. Preserva a sonoridade mais comercial do antecessor, “Love at First Sting” (1984). Os singles foram “Rhythm of Love”, “Believe in Love” e “Passion Rules the Game”.

-> Há 3 anos, em 16 de abril de 2021, o Greta Van Fleet lançava “The Battle at Garden’s Gate”, seu 2º disco de estúdio. Descrito como um álbum “cinematográfico”, busca ampliar o leque de influências da banda. Os principais singles foram “My Way, Soon” e “Heat Above”.

-> Há 77 anos, em 16 de abril de 1947, nascia Lee Kerslake. O baterista morreu em 19 de setembro de 2020, aos 73 anos, de câncer. Ficou conhecido pelo trabalho com o Uriah Heep e por ter sido o primeiro baterista da banda solo de Ozzy Osbourne.

Leia também:  De forma singela, Slipknot confirma Eloy Casagrande como novo baterista

-> Há 40 anos, em 16 de abril de 1984, o Venom lançava “At War With Satan”, seu 3º disco de estúdio. Conceitual, narra a história de uma guerra entre o céu e o inferno. A faixa-título é um épico de quase 20 minutos sobre a guerra – obviamente vencida pelo “outro lado”.

-> Há 40 anos, em 16 de abril de 1984, o Saxon lançava “Crusader”, seu 6º disco de estúdio. Traz um som mais acessível na busca de alcançar o mercado americano. Entre seus destaques, estão “Sailing to America”, a faixa-título e o cover “Set Me Free”, original do Sweet.

-> Há 17 anos, em 16 de abril de 2007, o Porcupine Tree lançava “Fear of a Blank Planet”, seu 9º disco de estúdio. Tem o título inspirado no clássico do Public Enemy, “Fear of a Black Planet” (1990). “Way Out of Here” e a faixa-título saíram como singles.

-> Há 9 anos, em 16 de abril de 2015, The Dead Daisies lançava “Revolución”, seu 2º disco de estúdio. Marcou a primeira grande mudança na formação da banda, agora com John Corabi e Brian Tichy. Foi ainda o último com Dizzy Reed e Richard Fortus.

-> Há 42 anos, em 16 de abril de 1982, o Status Quo lançava “1+9+8+2”, seu 15º disco de estúdio. Primeiro da banda com o baterista Pete Kircher, o álbum acabou se tornando o último a alcançar o topo das paradas do Reino Unido.

Leia também:  Noturnall abrirá shows de Bruce Dickinson no Rio, Ribeirão e SP

-> Há 11 anos, em 16 de abril de 2013, o Fall Out Boy lançava “Save Rock and Roll”, seu 5º disco de estúdio. Com participações de Elton John, Courtney Love e outros, teve “My Songs Know What You Did in the Dark (Light Em Up)” como seu principal single.

-> Há 55 anos, em 16 de abril de 1969, o MC5 era demitido da gravadora Elektra Records. O motivo foi um anúncio publicado pela banda, em um jornal, xingando uma loja de departamentos que se negava a vender seus discos – o problema era que a propaganda vinha com a logo da gravadora.

-> Há 17 anos, em 16 de abril de 2007, o W.A.S.P. lançava “Dominator”, seu 13º disco de estúdio. Com letras influenciadas pela política dos EUA na época, traz as estreias do baterista Mike Dupke e do guitarrista Doug Blair – este em estúdio, pois já havia feito turnês.

-> Há 23 anos, em 16 de abril de 2001, o Melvins lançava “Colossus of Destiny”, seu 3º disco ao vivo. Gravado em 1998, é uma apresentação bizarra, que consiste em quase uma hora de sons de sintetizadores e samples, terminando com a música “Eye Flys”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaTemple of the Dog lançou único álbum há 33 anos; veja outros...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades