O grande problema do Rush em “Grace Under Pressure”, segundo Geddy Lee

Décimo álbum de estúdio do trio canadense trouxe mudança na produção que acabou prejudicando o resultado

  • Leia mais sobre:
  • Rush

Décimo trabalho de inéditas da carreira do Rush, “Grace Under Pressure” foi o primeiro a não contar com o produtor Terry Brown desde o disco de estreia. Mais conhecido pela parceria com nomes como Wings, Supertramp e King Crimson, o inglês Peter Henderson assumiu a função.

Para o baixista, vocalista e tecladista Geddy Lee, o rompimento acabou não colaborando com o clima que já era turbulento. A busca por novas influências musicais e o uso de elementos que flertavam com o gigante espectro do que era considerado new wave no período desgastou a relação entre os três protagonistas.

- Advertisement -

Disse o frontman, em resgate da Classic Rock:

“Foi um período muito difícil. Não tínhamos certeza do tipo de banda que almejávamos ser. Houve muitas experiências. Acabamos produzindo o disco por conta própria, o que foi complicado.”

O guitarrista Alex Lifeson, figura mais descontente publicamente com as mudanças sonoras, ainda ressaltou a demora para finalizar o material como outro fator desagregador. Ele disse:

Leia também:  Quem é a Mama de “Mama I’m Coming Home”, segundo Ozzy Osbourne

“Parecia que este álbum demorou anos para terminar. Começamos no início de novembro e terminamos em 12 de março de 1984. Demorou dois meses para estabelecer as pistas básicas; é um mistério para mim o que demorou tanto. Estávamos muito preparados e tivemos o dobro do tempo normal para escrever, ensaiar, organizar e refinar o material.”

https://open.spotify.com/album/20RfdO7fta9qlXEWTFSWuT

Rush e “Grace Under Pressure”

O título do álbum foi retirado de um pensamento do escritor americano Ernest Hemingway, que diz: “Coragem é a graça sob pressão”. Seguindo as experiências com sintetizadores e teclados, o trabalho incorpora elementos de estilos como reggae e ska.

Um dos destaques individuais vai para a música “Red Sector A”. Sua letra é baseada em relatos da mãe de Geddy Lee sobre o período em que foi aprisionada em campos de concentração nazistas.

Leia também:  Rock in Rio 2024 anuncia Dia Brasil, com vários gêneros e combate à fome

Apesar das críticas internas e externas, “Grace Under Pressure” chegou ao 4º lugar na parada canadense e 10º nos Estados Unidos, ganhando premiação de platina em ambos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
  • Leia mais sobre:
  • Rush
InícioCuriosidadesO grande problema do Rush em “Grace Under Pressure”, segundo Geddy Lee
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades