Guitarrista da Allman Brothers Band, Dickey Betts morre aos 80 anos

Membro fundador do lendário grupo de southern rock sofria de câncer e obstrução pulmonar crônica

A família de Dickey Betts confirmou sua morte nesta quinta-feira (18), aos 80 anos de idade. O músico sofria de câncer e obstrução pulmonar crônica. Ele entrou para a história como membro fundador da Allman Brothers Band, junto a Duane e Gregg Allman – ambos também já falecidos.

Sua participação no grupo se deu durante a existência original, entre 1969 e 1982 – com um breve hiato em 1977. Retornou em 1989 e permaneceu até 2000, quando saiu e cedeu lugar a Warren Haynes, que já o havia substituído temporariamente no século anterior.

- Advertisement -

Dickey e Duane são creditados como influências primordiais dos duos de guitarra no rock, estabelecendo parâmetros seguidos até os dias atuais. Os dois abandonaram a dinâmica de um instrumentista se dedicar ao solo e outro à parte rítmica, se alternando nas funções de acordo com o que a dinâmica da melodia demandava.

Leia também:  Carlos Maltz fala sobre show com Augusto Licks e defende Humberto Gessinger

O líder da Allman Brothers Band

Após a morte do colega de função e do baixista Berry Oakley, Betts assumiu a função de líder – motivação agravada pelo comportamento errante de Gregg, que comprometeu o conjunto em diversos momentos e acabaria causando seu declínio físico e mental a longo prazo.

Sua composição “Ramblin’ Man” é o maior hit single da história da banda, tendo sido o único top 10 nos Estados Unidos, chegando ao 2º lugar no Billboard Hot 100, principal chart de músicas avulsas da indústria. Ela faz parte do quarto álbum, “Brothers and Sisters”, lançado em 1973.

Sobre Dickey Betts

Dickey Betts se casou cinco vezes. A última em 1989, com Donna. Teve quatro filhos: Kimberly, Christy, Jessica e Duane. A segunda é casada com Frank Hannon, guitarrista do Tesla. Duane, nomeado em homenagem ao ex-colega de banda, também é músico colaborou com o pai, além de manter a Allman Betts Band com outros herdeiros da Allman Brothers.

Leia também:  Serj Tankian diz que Trump só liga para si: “não se importa nem com os republicanos”

Em agosto de 2018, Betts sofreu um derrame e chegou a ficar em estado crítico. Foi submetido a uma cirurgia para aliviar o inchaço no cérebro e acabou se recuperando. Desde então, nunca mais voltou aos palcos, embora tenha chegado a ter eventos anunciados. Seu último show aconteceu semanas antes do problema de saúde, dia 18 de julho, em Scranton, estado americano da Filadélfia.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasGuitarrista da Allman Brothers Band, Dickey Betts morre aos 80 anos
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades