Há 51 anos, David Bowie lançava “Aladdin Sane”; veja outros fatos da música em 13 de abril

Data marca também o início oficial do processo do Metallica contra a plataforma Napster por violação de direitos autorais

Há 51 anos, em 13 de abril de 1973, David Bowie lançava “Aladdin Sane”, seu 6º disco de estúdio. Último com o personagem Ziggy Stardust, traz músicas como “The Jean Genie”, “Drive-In Saturday” e “Let’s Spend the Night Together”, cover dos Rolling Stones.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 13 de abril de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 24 anos, em 13 de abril de 2000, o Metallica processava o Napster por direitos autorais. O caso também envolveu as Universidades do Sul da Califórnia, de Yale e de Indiana, onde o programa era muito usado. Os músicos venceram a ação e o responsável pelo software, então com 21 anos, declarou falência.

-> Há 4 anos, Moraes Moreira nos deixava. O músico morreu em 13 de abril de 2020, aos 72 anos, de ataque cardíaco. Consagrou-se inicialmente com o grupo Os Novos Baianos. Depois, focou em uma carreira solo.

-> Há 62 anos, em 13 de abril de 1962, nascia Hillel Slovak. O guitarrista morreu em 25 de junho de 1988, aos 26 anos, de overdose. Foi um dos fundadores do Red Hot Chili Peppers, além de ter integrado rapidamente a banda What is This?.

-> Há 37 anos, em 13 de abril de 1987, o Fleetwood Mac lançava “Tango in the Night”, seu 14º disco de estúdio. Concebido originalmente como um projeto solo do guitarrista Lindsey Buckingham, foi o último álbum de inéditas com a formação considerada clássica pelos fãs.

Leia também:  Doug Ingle, fundador e líder do Iron Butterfly, morre aos 78 anos

-> Há 45 anos, em 13 de abril de 1979, o Thin Lizzy lançava “Black Rose: A Rock Legend”, seu 9º disco de estúdio. Foi o único da banda a trazer o guitarrista Gary Moore em todas as faixas. Os singles foram “Waiting for an Alibi”, “Do Anything You Want To” e “Sarah”.

-> Há 34 anos, em 13 de abril de 1990, o Green Day lançava “39/Smooth”, seu disco de estreia. Com uma sonoridade considerada mais visceral, o álbum foi o único da banda a contar com o baterista original, John Kiffmeyer.

-> Há 37 anos, em 13 de abril de 1987, o TNT lançava “Tell No Tales”, seu 3º disco de estúdio. Marca uma mudança sonora por parte da banda, que abandonou o heavy/power metal para apostar no hard rock. “Everyone’s a Star” e “10,000 Lovers (In One)” são os destaques.

-> Hoje, Max Weinberg faz 73 anos. O baterista, que nasceu em 13 de abril de 1951, se notabilizou por integrar a E Street Band, que acompanha Bruce Springsteen por boa parte de sua carreira. É o pai do também baterista Jay Weinberg, que entrou para o Slipknot em 2014.

-> Há 43 anos, em 13 de abril de 1981, Billy Squier lançava “Don’t Say No”, seu 2º disco de estúdio. É o trabalho mais famoso da carreira do músico, contendo hits como “In the Dark”, “Lonely is the Night”, “My Kinda Lover” e “The Stroke”.

Leia também:  Veja preços de ingressos para show extra de Eric Clapton em SP

-> Há 5 anos, Paul Raymond nos deixava. O tecladista e guitarrista morreu em 13 de abril de 2019, aos 73 anos, vítima de ataque cardíaco. Ele foi o responsável pelos teclados do UFO e do Michael Schenker Group em diferentes momentos da carreira.

-> Há 41 anos, em 13 de abril de 1983, o Anvil lançava “Forged in Fire”, seu 3º disco de estúdio. Com produção assinada por Chris Tsangarides, o álbum trouxe a banda ainda como um quarteto na época. A música “Make It Up to You” foi promovida como single.

-> Há 26 anos, em 13 de abril de 1998, o Candlemass lançava “Dactylis Glomerata”, seu 6º disco de estúdio. O álbum foi concebido originalmente como um projeto paralelo de Leif Edling, contando com Michael Amott (Carcass, Arch Enemy) na guitarra.

-> Há 14 anos, em 13 de abril de 2010, o Coheed and Cambria lançava “Year of the Black Rainbow”, seu 5º disco de estúdio. Único com o baterista Chris Pennie e último com o baixista Michael Todd, funciona como um prelúdio para os quatro álbuns anteriores.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaHá 51 anos, David Bowie lançava “Aladdin Sane”; veja outros fatos da...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades