Música tema de “X-Men ’97” é plágio de Hermeto Pascoal? Brasileiro comenta

“Papagaio Alegre”, lançada pelo brasileiro em 1984, é frequentemente associada à composição da série dos mutantes

Estreou nesta quinta-feira (20) no Disney+ a série animada “X-Men ‘97”. A sequência da animação clássica dos mutantes nos anos 90 traz a música-tema instrumental que ficou famosa na época. Muitos acreditam ser um plágio de uma composição de Hermeto Pascoal.

Agora, o próprio comentou o assunto em um post nas redes sociais. No Instagram oficial do brasileiro, foi divulgado um vídeo como meme onde a música é comparada com a “Papagaio Alegre”, lançada no álbum “Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca” (1984).

- Advertisement -

Na legenda, o músico de 87 anos pergunta aos seguidores se eles acham que é um plágio ou apenas mais uma coincidência do universo.

Veja a seguir.

Em fevereiro último, Hermeto comentou, ao Metrópoles (via Rolling Stone), sobre a comparação entre as duas músicas. Por um lado, revelou não acreditar que seja um plágio; por outro, não ignora uma possível inspiração.

No fim das contas, o “bruxo”, como é carinhosamente chamado pela barba impressionante, não parece preocupado com a situação.

“É uma variação, mas com certeza esse compositor conhece minha música. Deixem isso para lá, não esquentem a cabeça com isso, não.”

Sobre Hermeto Pascoal

Músico e compositor alagoano, Hermeto Pascoal é conhecido pela extrema habilidade com os mais diversos instrumentos musicais – muitos improvisados e adaptados. Expoente da world music, mas sem deixar de lado as raízes brasileiras e nordestinas, ganhou fama ao redor do mundo, tendo se apresentado em grandes festivais, como o de Montreux.

Dono de ouvido absoluto (que permite identificar e reproduzir uma nota sem a ajuda de referência), Pascoal também usa sons da natureza como parte de suas composições, como barulhos de água e folhas ao vento. Colaborou com nomes como Elis Regina, Tom Jobim, Dominguinhos, Sivuca e o americano Miles Davis.

Tema dos X-Men

A música-tema da série animada dos X-Men já foi alvo de disputas jurídicas, mas não por parte de Hermeto Pascoal. Em 2019, os administradores dos bens do compositor húngaro György Vukán processaram a Marvel e todos os envolvidos na produção por plágio. A faixa teria sido copiada do tema da série húngara “Linda”, composto por Vukán.

Outra suspeita é de que tanto a música do compositor húngaro como o tema dos X-Men tenham sido inspirados em um instrumental chamado “The Cool Look”, composto em 1981 por Frances Ruffino, para um banco de trilhas sonoras canadense.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

Leia também:  Rock in Rio 2024 anuncia Dia Brasil, com vários gêneros e combate à fome
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMúsica tema de “X-Men ’97” é plágio de Hermeto Pascoal? Brasileiro comenta
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades