Steven Tyler faz 76 anos; veja outros fatos da música em 26 de março

Data marca também o lançamento do primeiro álbum do Gorillaz e de um disco do Whitesnake que deveria ser solo de David Coverdale

Hoje, Steven Tyler faz 76 anos. O vocalista e multi-instrumentista, nascido em 26 de março de 1948, foi um dos fundadores do Aerosmith, banda que já vendeu 150 milhões de discos. Dono de voz aguda e inconfundível, também gravou um álbum solo.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, no dia 26 de março de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 23 anos, em 26 de março de 2001, o Gorillaz lançava “Gorillaz”, seu disco de estreia. Apresentou ao mundo a banda virtual criada por Damon Albarn e Jamie Hewlett. Os singles foram “Clint Eastwood”, “19-2000”, “Tomorrow Comes Today” e “Rock the House”.

-> Há 27 anos, em 26 de março de 1997, o Whitesnake lançava “Restless Heart”, seu 9º disco de estúdio. Foi concebido como um álbum solo de David Coverdale, por isso explorou uma sonoridade diferente, mas acabou levando o nome da banda a pedido da gravadora.

-> Há 33 anos, em 26 de março de 1991, o Mr. Big lançava “Lean Into It”, seu 2º disco de estúdio. Foi o álbum de maior sucesso da banda, com destaque aos singles “To Be With You”, “Daddy, Brother, Lover, Little Boy”, “Green-Tinted Sixties Mind” e “Just Take My Heart”.

-> Há 44 anos, em 26 de março de 1980, o Van Halen lançava “Women and Children First”, seu 3º disco de estúdio. Foi o primeiro álbum da banda a trazer apenas composições autorais, sem covers. Os singles foram “And The Cradle Will Rock…” e “Everybody Wants Some!!”.

-> Há 48 anos, em 26 de março de 1976, o Thin Lizzy lançava “Jailbreak”, seu 6º disco de estúdio. Foi o trabalho responsável por popularizar a banda nos Estados Unidos. Entre os destaques, estão “The Boys Are Back In Town”, “Emerald” e a faixa-título.

-> Há 28 anos, em 26 de março de 1996, o Stone Temple Pilots lançava “Tiny Music… Songs from the Vatican Gift Shop”, seu 3º disco de estúdio. Com orientação mais eclética, teve como singles “Big Bang Baby”, “Trippin’ on a Hole in a Paper Heart” e “Lady Picture Show”.

-> Há 3 anos, em 26 de março de 2021, o Evanescence lançava “The Bitter Truth”, seu 5º disco de estúdio. Primeiro de inéditas em uma década, marcou a estreia da guitarrista Jen Majura no formato. “Wasted on You”, “The Game is Over” e “Use My Voice” são destaques.

Leia também:  Gene Simmons opina por que Trump acabará voltando à presidência dos EUA

-> Hoje, James Iha faz 56 anos. O guitarrista que nasceu em 26 de março de 1968, foi um dos fundadores do Smashing Pumpkins, mas ficou fora entre os anos de 2000 e 2018. Também tocou com o A Perfect Circle e colaborou com vários outros artistas.

-> Há 34 anos, em 26 de março de 1990, Gary Moore lançava “Still Got the Blues”, seu 8º disco de estúdio. Marcou uma mudança no som do guitarrista, que se afastou do hard rock para apostar no blues. Traz participações de Albert King, Albert Collins e George Harrison.

-> Há 17 anos, em 26 de março de 2007, o Machine Head lançava “The Blackening”, seu 6º disco de estúdio. Um dos álbuns de maior sucesso da banda, traz a música “Aesthetics of Hate”, feita em homenagem a Dimebag Darrell e respondendo a um texto que exaltava sua morte.

-> Há 33 anos, em 26 de março de 1991, o NOFX lançava “Ribbed”, seu 3º disco de estúdio. Marcou a despedida do guitarrista Steve Kidwiller, que assumiu vocais em “Together on the Sand”. Foi também o último da banda produzido por Brett Gurewitz (Bad Religion).

-> Há 3 anos, em 26 de março de 2021, o Smith/Kotzen lançava “Smith/Kotzen”, seu disco de estreia. O projeto une Adrian Smith (Iron Maiden) e Richie Kotzen (Winery Dogs) num som de pegada classic rock. Nicko McBrain, colega de Smith no Maiden, participa de uma música.

-> Há 12 anos, em 26 de março de 2012, o Flying Colors lançava “Flying Colors”, seu disco de estreia. O supergrupo trouxe Steve Morse, Neal Morse, Mike Portnoy, Dave LaRue e Casey McPherson apostando em um som progressivo, mas com músicas acessíveis.

-> Há 22 anos, Randy Castillo nos deixava. O baterista morreu em 26 de março de 2002, aos 51 anos, vítima de câncer. É conhecido pelo seu trabalho na banda de Ozzy Osbourne, além de ter tocado com Lita Ford, Mötley Crüe e mais.

-> Há 13 anos, Lula Côrtes nos deixava. O músico morreu em 26 de março de 2011, aos 61 anos, vítima de câncer. Além de seu trabalho solo, é lembrado pela colaboração com Zé Ramalho, com quem produziu o famoso álbum “Paêbirú” (1975).

Leia também:  Heaven & Hell lançou “The Devil You Know” há 15 anos; veja outros fatos da música em 28 de abril

-> Há 51 anos, em 26 de março de 1973, Beck, Bogert & Appice lançavam “Beck, Bogert & Appice”, seu único disco de estúdio. A parceria de Jeff Beck, Tim Bogert e Carmine Appice durou pouco, mas trouxe bons momentos, como a versão para “Superstition”, de Stevie Wonder.

-> Há 11 anos, em 26 de março de 2013, o The Strokes lançava “Comedown Machine”, seu 5º disco de estúdio. Propositalmente, chegou a público sem qualquer divulgação prévia. “One Way Trigger” e “All the Time” foram liberadas como singles antes do álbum sair.

-> Há 10 anos, em 26 de março de 2014, o H.E.A.T. lançava “Tearing Down the Walls”, seu 4º disco de estúdio. Foi o primeiro da banda sem o guitarrista Dave Dalone, que voltaria em 2016. “A Shot of Redemption” e “Mannequin Show” saíram como singles.

-> Há 34 anos, em 26 de março de 1990, o Heart lançava “Brigade”, seu 10º disco de estúdio. O trabalho conta em sua maioria com músicas criadas por compositores de fora da banda, algo que diminuiria consideravelmente a partir dos próximos álbuns.

-> Há 12 anos, em 26 de março de 2012, o Iron Maiden lançava “Em Vivo!”, seu 10º disco ao vivo. Foi gravado em um show na cidade de Santiago, no Chile, durante a turnê de divulgação do álbum “The Final Frontier”. Saiu também em vídeo, em formato de DVD duplo.

-> Há 15 anos, em 25 de março de 2009, Kiko Loureiro lançava “Fullblast”, seu 3º disco solo. Foi o primeiro de seus álbuns instrumentais a contar com o baixista Felipe Andreoli, seu então companheiro de Angra. Marcou também o retorno do baterista Mike Terrana.

-> Há 8 anos, em 25 de março de 2016, Joe Bonamassa lançava “Blues of Desperation”, seu 12º disco de estúdio. Produzido por Roy Weisman e Kevin Shirley, conta com o guitarrista assinando todas as composições, em algumas parcerias com artistas de música country.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaSteven Tyler faz 76 anos; veja outros fatos da música em 26...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades