A música perdida dos Beatles que Paul McCartney levou 25 anos para gravar

“Cosmically Conscious” foi escrita durante a passagem do Fab Four por Rishikesh, em 1968

Recentemente os Beatles finalizaram sua história fonográfica com o lançamento de “Now and Then”. A música era a terceira faixa inédita do projeto “Anthology”, que acabou não sendo finalizada nos anos 1990 por conta dos recursos da época, que não puderam oferecer o resultado obtido com “Free as a Bird” e “Real Love”.

Dois anos antes do reencontro com George Harrison e Ringo Starr – além do metafísico com John Lennon –, Paul McCartney já havia revisitado a obra do Fab Four. No álbum solo “Off the Ground” (1993), o músico resgatou “Cosmically Conscious”, escrita durante a passagem por Rishikesh, Índia, em 1968.

- Advertisement -

A canção aparecia de forma abreviada e escondida ao final do tracklist. A versão completa foi disponibilizada no lado B do single da faixa-título.

Leia também:  Disney+ relançará “Let It Be”, dos Beatles, em edição remasterizada

Estudando com o Maharishi Mahesh Yogi, Macca tirou o título de um dos ensinamentos do guru. A sonoridade trazia o pop psicodélico dos anos 1960 filtrado pela produção moderna dos anos 1990.

A única performance ao vivo

“Cosmically Conscious” foi tocada ao vivo em apenas uma ocasião. Foi durante o concerto beneficente Change Begins Within, para a Fundação David Lynch, em 4 de abril de 2009.

McCartney compartilhou o palco com Ringo Starr, Moby, Eddie Vedder, Ben Harper, Sheryl Crow, Angelo Badalamenti, Bettye LaVette, Hartford TM Choir, Donovan, Jim James e Paul Horn. O registro pode ser conferido clicando aqui ou no player abaixo.

Paul McCartney e “Off the Ground”

Assim como no anterior, “Flowers In The Dirt” (1989), “Off the Ground” conta com faixas assinadas em parceria com Declan MacManus, pseudônimo usado por Elvis Costello. Boa parte das letras refletem as lutas de Paul e Linda McCartney por causas como o vegetarianismo, políticas de cunho social e discursos antiguerra.

Leia também:  Disney parece antecipar novo projeto sobre os Beatles

O trabalho chegou ao Top 10 em doze países, com destaque para o 2º lugar na Alemanha e 5º no Reino Unido. Rendeu dois discos de platina e sete de ouro.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música perdida dos Beatles que Paul McCartney levou 25 anos para...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades