Quando sucesso de Pink Floyd sem Roger Waters afetou o show mais difícil da vida dele

Músico disse, ironicamente, que só voltaria a tocar “The Wall” na íntegra se o Muro de Berlim caísse; mas decidiu fazê-lo quando realmente aconteceu

Nos últimos tempos, Roger Waters vem se dedicando a responder algumas perguntas enviadas por fãs em seu Instagram. Na mais recente publicação, o músico britânico foi questionado sobre qual teria sido o concerto mais difícil que já realizou.

­

- Advertisement -

A menção acabou indo para o show que gerou o álbum e vídeo “The Wall – Live in Berlin”. A apresentação aconteceu no dia 21 de julho de 1990, entre a Praça de Potsdamer e o Portão de Brandemburgo, terreno esse que ficou conhecido como “terra sem dono”, devido à construção do Muro de Berlim.

O evento marcou a primeira execução de “The Wall” (1979), do Pink Floyd, na íntegra desde a tour de divulgação. Roger havia dito em uma entrevista que só voltaria a tocá-lo por completo se o Muro de Berlim fosse derrubado. Apesar de uma declaração irônica, acabou fazendo sentido para o músico.

Ele recorda, conforme transcrição do Rock Celebrities:

“Não sei, o que me veio à cabeça só por questão de logística foi fazer ‘The Wall’. Depois que deixei o Pink Floyd em 1990, fiz ‘The Wall’ em Berlim, na Praça Potsdamer. Foi repleto de dificuldades só porque era um grande esforço e empreendimento.”

A queda de popularidade sem o nome Pink Floyd

Roger então relembrou um momento durante a turnê “K.A.O.S. On the Road”, onde um acidente com um microfone o levou a rachar o lábio. Dando uma ideia do público dele e do Pink Floyd após sua saída da banda, o cantor disse:

Leia também:  A música punk que o Pink Floyd teria copiado em “Another Brick in the Wall”

“Não me lembro onde toquei, mas foi em 1987. O restante da banda estava em turnê como Pink Floyd e tocavam em Cincinnati para cerca de 70 mil pessoas no estádio de futebol. E eu estava tocando em uma arena de 4 mil lugares para cerca de mil pessoas.”

O primeiro show de Waters sem seus ex-companheiros de banda não foi apenas fisicamente doloroso, mas também um momento de reflexão.

“Lembro de ter pensado: ‘Isso é formação de caráter. Eles estão tocando as minhas músicas para 70 mil pessoas e o meu show, porque ainda estavam copiando meu show teatral. E aqui estou eu, pensando em tudo isso’. Então bati no microfone. Comecei a sangrar copiosamente. Estava vestindo uma camiseta branca e pensei: ‘Uau, isso é muito legal’.”

Waters agradeceu ao público pela experiência, acrescentando:

Leia também:  No Summer Breeze, Mr. Big faz de sua despedida uma linda celebração

“Senti meu caráter se formando naquele momento porque eu estava sentindo dor e alguma humilhação, e tudo mais. Então, obrigado àquelas milhares de pessoas que compareceram àquele show naquela noite, não foi fácil.”

Roger Waters e “The Wall – Live in Berlin”

“The Wall – Live in Berlin” contou com participações de nomes como Scorpions, Bryan Adams, Van Morrison, The Band, Joni Mitchell, Cindy Lauper e Sinéad O’Connor, entre outros. 350 mil pessoas compraram ingressos para ver o show. Foi o recorde de público em uma apresentação paga até aquele momento.

A versão em vídeo ganhou disco de ouro no Brasil – onde chegou a ser transmitido ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão, além de reprisado por canais pagos posteriormente – e platina nos Estados Unidos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando sucesso de Pink Floyd sem Roger Waters afetou o show mais...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

3 COMENTÁRIOS

  1. A raiva do Roger Waters é em virtude de ele ser de esquerda ? Ele criou o Pink Floyd com o Sid Barret , escreveu todas as músicas importantes do Pink ( quase todas falavam das saudades do Sid ) . E vcs puxam o saco do guitarrista que substituiu o Sid e nem foi visitá-lo .
    Waters cantou todas essas músicas com um sentimento digno da Billie Hollyday . Não parece justo que os comentários sobre ele sejam sempre negativos .

    • Caro Paulo, a alma do Pink Floyd está na voz e nas guitarras de David Gilmour, e seus arranjos junto a Richard Wright.
      Waters é um ótimo compositor, mas um baixista limitado e não sabe cantar.
      Mas os quatro se completavam. A saída de Waters foi traumática, mas foi absorvida com competência pelos três.

  2. É… mas… todo mundo ia e vai aos shows do Pink Floyd por causa dos solos do Dave Gilmour. Mentiroso quem fala ao contrário! Tanto é que “Esse Roger” toca as músicas do Pink Floyd e continua fazendo os mesmos solos. Visto que não deveria nem tocar One of these days, um dos vários casos em que o baixo que está nela foi gravado por David (aquele que roubou a vaga do despirocado Syd Barrett). Agora, imagina o Floyd se tivesse continuado com aquelas músicas sem nexo de Syd Barrett. Outro caso, para recordar aqui, é o de Fat old sun do álbum Atom heart mother, aquela linha de baixo complexa foi feita por Roger? Não! David Gravou todos os instrumentos presentes naquela faixa. É aquele caso, “Dê a Cesar o que é de Cesar”… Óh!!! Desculpa! Quis dizer: “Dê a David o que é de David!”

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades