A curiosa sacada de Kanye West ao substituir sample de “Iron Man” e ainda citar Ozzy

“Carnival”, presente no novo álbum do rapper em parceria com Ty Dolla $ign, usa agora trecho de sua própria canção “Hell of a Life” por razão específica

Kanye West, hoje apenas Ye, havia colocado um trecho da música “Iron Man”, do Black Sabbath, em seu novo álbum, “Vultures” — parceria com Ty Dolla $ign, como mostrado aos fãs durante um evento na semana passada. Contudo, após Ozzy Osbourne ter criticado o rapper e o uso não autorizado da faixa, o cantor substituiu o sample e ainda teve uma curiosa sacada. 

Agora a canção “Carnival”, colaboração com Rich the Kid e Playboi Carti, incorporou parte de “Hell of a Life” — lançada pelo próprio West no disco “My Beautiful Dark Twisted Fantasy” (2010). Surpreendentemente, a música em questão apresenta uma interpolação, legalmente liberada à época, de “Iron Man”.

- Advertisement -

Ou seja: de maneira diferente, o clássico do Sabbath continua indiretamente presente na gravação. Curiosamente, porém, Ye não escolheu o trecho que cita explicitamente “Iron Man”. É o tipo de referência que será entendida, basicamente, apenas por fãs que sabem da interpolação.

Representantes de West não se manifestaram sobre o assunto até o momento. Osbourne também não comentou a alternativa encontrada pelo rapper.

Ouça trecho da nova versão abaixo.

Vale destacar que o novo registro foi feito na UBS Arena, em Nova York, nos Estados Unidos, após a listening party realizada em Chicago, na última quinta-feira (8), que gerou toda a confusão.

Leia também:  Heaven & Hell lançou “The Devil You Know” há 15 anos; veja outros fatos da música em 28 de abril

A crítica de Ozzy Osbourne

Ozzy Osbourne não gostou nada de saber que Kanye West usou o trecho de uma música do Black Sabbath.

Por meio de uma publicação no X/Twitter, o vocalista revelou que o rapper pediu autorização para usar um pedaço da versão ao vivo de “Iron Man” tocada por Osbourne durante show no US Festival, em 1983. Mesmo com a negativa, o artista — descrito pelo veterano do heavy metal como “antissemita” — resolveu utilizá-la durante o evento em Chicago.

Ozzy declarou:

“Kanye West pediu permissão para usar como sample um trecho da performance ao vivo de ‘Iron Man’ do US Festival, sem vocais. O pedido foi negado, pois ele é um antissemita e causou desgosto incalculável a várias pessoas. Mesmo assim, ele foi adiante e usou o sample na festa de lançamento de seu álbum na noite passada. Não quero nenhuma associação com este homem!”

Em mensagem anterior, o Madman disse que a canção era “War Pigs” — que não foi tocada por ele durante seu show no US Festival, em 29 de maio de 1983. Depois, ele se corrigiu e apontou que era “Iron Man”.

Leia também:  Paul Stanley critica protestos em universidades privadas nos EUA: “não têm direito”

Kanye West e o antissemitismo

Ye gerou controvérsia nos últimos anos por posicionamentos considerados antissemitas. No fim de 2022, o rapper foi banido de redes sociais por acusar o colega de profissão Diddy de ser manipulado por judeus (após ser criticado por usar uma camiseta com os escritos “White Lives Matter”) e dizer que iria adotar “death con 3 em relação aos judeus”, uma referência ao termo Defcon (estado de alerta usado pelas Forças Armadas americanas). Também disse “amar” nazistas e Adolf Hitler em uma transmissão ao vivo no site InfoWars.com.

No fim de 2023, voltou a ganhar manchetes por fazer um discurso contra judeus. Além de se comparar a Hitler e a Jesus Cristo, ele disse:

“Eu ainda mantenho alguns judeus perto de mim. Como empresários? Não. Só deixo fazerem minhas joias. […] Eu estava lidando com um advogado de divórcio e expliquei para ele qual era o meu problema. E a resposta dele foi: ‘se você continuar com essa retórica antissemita, você não vai poder ver seus filhos’. Eu não poderia ter uma opinião, ou não poderia ver meus filhos. Vocês sabem com quem estão mexendo? Eu sou um intermediário de Deus.”

Na música “Vultures”, de ¥$ em parceria com Kanye e Bump J, o rapper canta em um trecho: “Como posso ser antissemita? Eu acabei de transar com uma p*ta judia”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA curiosa sacada de Kanye West ao substituir sample de “Iron Man”...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades