As músicas do R.E.M. que Courtney Love acredita ser sobre ela

A líder do Hole e seu marido, Kurt Cobain, eram grandes fãs da banda Michael Stipe, o que gerou uma amizade

Courtney Love e Kurt Cobain eram grandes fãs do R.E.M. O líder do Nirvana reconheceu abertamente que a sonoridade de Michael Stipe e companhia foi de grande influência para “Nevermind” (1991), álbum que o transformaria em uma estrela muito maior do que ele gostaria de ser.

No início da década de 1990, o guitarrista e vocalista do fenômeno de Seattle listou “Green” (1988) entre seus discos favoritos de todos os tempos. O sexto trabalho de estúdio dos heróis alternativos foi seu último antes do estouro com “Out of Time” (1991).

- Advertisement -

Mais tarde, em entrevista a David Fricke, da Rolling Stone, Kurt declarou:

“Não sei como essa banda faz o que faz. Deus, eles são os maiores. Lidaram com seu sucesso como santos e continuam entregando boa música.”

Michael Stipe e o Hole

Com o tempo, a admiração virou amizade. Porém, já havia uma conexão anterior. Em 1999, Stipe recordou ao NME como conheceu Love e sua banda:

“Lembro de um show do Hole em Athens, Geórgia. Foi na época do primeiro disco delas. Estava comendo em um restaurante e essas três pessoas vieram até mim e se apresentaram. Começamos a conversar e disseram: ‘Vamos tocar no 40 Watt Club esta noite, venha se quiser’. Não pensei duas vezes porque elas eram muito amigáveis.”

As lembranças da apresentação, embora aditivadas pelo álcool, são bem definidas.

Leia também:  Dave Mustaine diz que ainda está lidando com Kiko Loureiro fora do Megadeth

“Comecei então a ficar incrivelmente bêbado… Não sei por que, não sei o que estava acontecendo naquela noite, mas fiquei muito bêbado e cambaleei até o 40 Watt Club. Havia cerca de 15 pessoas lá, em um lugar cavernoso, enorme. Era uma terça à noite, sabe, os alunos estavam estudando, ninguém nunca tinha ouvido falar dessa banda antes. Mas eu fiquei lá, completamente encantado.”

A homenagem do R.E.M. a Kurt Cobain

Stipe manteve laços amigáveis com Cobain e Love até o trágico suicídio do primeiro em abril de 1994. Como amigo, sentiu remorso e sofreu muito com a perda. Então, canalizou as emoções na música “Let Me In”.

“A canção inteira é inspirada em Kurt. Fala sobre querer desesperadamente ajudar alguém que está em uma situação sombria, completamente desamparado, sentindo aquela desesperança de ‘Não importa o quanto eu possa oferecer de mim mesmo, não será suficiente’.”

A composição entrou no álbum “Monster” (1994). Por conta de possuir um significado especial, não foi lançada como single para não ser interpretada como uma ação mercadológica.

Leia também:  Por que Humberto Gessinger dá “graças a Deus” pelo rock ter perdido espaço

Courtney Love e as supostas homenagens

Após a morte de Cobain, Stipe e Love continuaram amigos. Em entrevista à Uncut em 2010, a viúva afirmou que Stipe havia escrito duas músicas sobre ela, embora isso nunca tenha sido confirmado.

“Eu sei que ‘Country Feedback’ e ‘Crush With Eyeliner’ são sobre mim. Na primeira, Michael já me falou que é para mim o verso: ‘We’ve been through fake-a-breakdown/ Self Hurt/Plastics, collections/ Self Help, self pain/ EST, psychics, f*ck all’ (‘Nós passamos por falsas desavenças/ Mágoa pessoal/ Plásticos, coleções/ Autoajuda, dor pessoal/ Terapia, videntes, f*da-se tudo’).”

Todas as declarações foram compiladas pelo Far Out Magazine.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAs músicas do R.E.M. que Courtney Love acredita ser sobre ela
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades