O grande segredo por trás do som de David Gilmour, segundo Derek Trucks

Mais do que qualquer equipamento, trata-se da abordagem do guitarrista em relação ao momento certo de atacar as notas

Timbre está nas mãos. No caso do guitarrista do Pink Floyd, David Gilmour, mais importante que qualquer equipamento é a técnica e abordagem em relação ao instrumento, segundo Derek Trucks.

O guitarrista da Tedeschi Trucks Band deu uma entrevista à Total Guitar onde fala especificamente sobre Gilmour — e não mediu elogios a sua abordagem holística.

- Advertisement -

“Não consigo pensar de uma vez sequer que vi David tocar e não gostei. Estou sempre intrigado pelo que está fazendo. Você sabe quase imediatamente quando ele está tocando, seu som é único. Não consigo pensar em ninguém capaz de replicar… apesar de haver muita gente influenciada por ele. Existe toda uma geração de guitarristas que entrou na onda de paisagens sonoras por causa do Pink Floyd, mas não tem como duplicar!”

Quanto ao grande segredo, Trucks acredita que a arma secreta de Gilmour seja a maneira qual o guitarrista usa os bends — famosa técnica em que se levanta ou se abaixa a corda para atingir outra nota.

Leia também:  Por que gravadora quase abandonou Guns N’ Roses ainda na era “Appetite”

“Acho que grande parte do som vem dos bends dele. É como ele entra nas notas, e às vezes está no meio de um bend antes dele acertar a nota, mas é perfeitamente controlado. É algo raro, ser capaz de fazer sua guitarra falar desse jeito.”

Derek Trucks, David Gilmour e Hubert Sumlin

Trucks ainda fez uma comparação inusitada entre Gilmour e Hubert Sumlin, guitarrista da banda do cantor lendário de blues Howlin’ Wolf. O músico citando um encontro com Sumlin nos bastidores de um show:

“Estávamos nos bastidores de um festival e ele entrou no nosso camarim. Tinha um amplificador Fender novinho com display digital e uma guitarra que ainda tinha a etiqueta da loja. Ele plugou e era o mesmo som dos anos 60! Eu fiquei me perguntando como era possível. Mas era apenas as mãos dele e como ele ataca cada nota, que é que nem o Gilmour.”

Leia também:  A curiosa diferença entre Queen e Guns N’ Roses, segundo músico de estúdio

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO grande segredo por trás do som de David Gilmour, segundo Derek...
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades