A música que representa o real início dos Beatles, segundo Paul McCartney

Cantada por John Lennon, faixa foi lançada originalmente como single avulso no ano de 1964

A despeito de terem assinado as composições em parceria durante toda a trajetória dos Beatles, Paul McCartney e John Lennon já trabalhavam de forma individual desde os primórdios. Nem por isso um deixava de reconhecer o talento do outro, exaltando o fato de a amizade e rivalidade sadia terem ajudado a gerar algumas das maiores criações artísticas de todos os tempos.

Tanto é verdade que Macca exalta uma canção do saudoso amigo como o momento em que a coisa engrenou de vez para o Fab Four. Durante a introdução de Ringo Starr como artista solo ao Rock and Roll Hall of Fame, ocorrida em 2015, o baixista e vocalista destacou o single “I Feel Fine” como protagonista da virada de chave definitiva.

- Advertisement -

Conforme transcrição do Far Out Magazine, ele disse:

“É uma parte de bateria meio difícil de fazer, mas Ringo acertou em cheio. Fiquei olhando para John e George pensando: ‘P*ta m*rda, o que é isso?’. E esse foi o verdadeiro começo dos Beatles.”

Beatles e “I Feel Fine”

Com “She’s a Woman” no lado B, “I Feel Fine” foi lançada como single no dia 23 de novembro de 1964. Nos Estados Unidos, onde a discografia do grupo contava com lançamentos diferentes do britânico, entrou no álbum “Beatles ‘65” – que como o nome entrega, saiu no ano seguinte. Chegou ao topo das paradas nos dois mercados, ultrapassando um milhão de cópias vendidas em ambos.

Leia também:  As dicas de Tom Morello para se tornar um guitarrista melhor

A introdução marcou a primeira vez que o efeito de feedback foi usado em uma canção comercial. Ele foi criado quando John Lennon encostou a guitarra elétrica contra um amplificador e Paul McCartney tocou uma nota em seu baixo, criando um loop. À época, algo do tipo não era visto como inovador, apenas uma falha técnica. Porém, o produtor George Martin apoiou a ideia, o que os músicos reconheceram publicamente em declarações posteriores.

O suposto plágio de John Lennon

John Lennon escreveu a maior parte da canção inspirado em “Watch Your Step” do músico americano Bobby Parker. Em 2008, o bluesman disse à newsletter Forgotten Hits, em resgate do Songfacts:

“Estou em litígio há quase 55 anos sobre parte desse material que foi roubado de mim. Incluíram ‘Watch Your Step’ na Jukebox de John Lennon, que foi lançada comercialmente em 1965. Ele reconheceu que havia ‘emprestado’ aquela parte da guitarra para sua canção. Quando vou para a Inglaterra agora, isso é tudo que eles querem ouvir. Nem se importam com as coisas novas que estou fazendo.”

Leia também:  Internautas brincam ao imaginar como será filme sobre Ringo Starr

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música que representa o real início dos Beatles, segundo Paul McCartney
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades