Steve Vai desabafa sobre síndrome do impostor e revela como lida com isso

"O ego está sempre tentando te sabotar", afirmou o guitarrista em conversa com Devin Townsend

É difícil imaginar que alguém como Steve Vai poderia sofrer com a chamada “síndrome do impostor”. Mas a verdade é que até mesmo o virtuoso guitarrista tem seus momentos de confiança baixa.

Em entrevista ao podcast de Devin Townsend, seu antigo parceiro no projeto Vai, o músico americano falou sobre como enfrentar esse problema — seja alguém já consagrado e estabelecido como ele, seja um iniciante.

- Advertisement -

Vai explicou que, a essa altura do campeonato, já sente quando a síndrome vai se manifestar. Isso é possível ao observar os próprios pensamentos a respeito de um novo trabalho, por exemplo.

Conforme transcrição do Ultimate Guitar, Steve afirmou:

“O ego está sempre tentando te sabotar. Está sempre te dizendo: ‘você precisa melhorar, você precisa ser melhor do que alguém; isso é uma porcaria, e se você falhar nisso, não é nisso que as pessoas estão interessadas’, e todo esse tipo de coisa.”

O guitarrista também contou o que faz para afastar o problema. Ele se deu conta de que essa é uma linha de pensamento à qual somos condicionados.

Leia também:  Slayer anuncia volta e confirma dois shows nos EUA

“Digo para mim mesmo: ‘Tenha fé. Reconheça que está duvidando de si mesmo e ignore isso’. É difícil, você não consegue ignorar. Você vai ser bombardeado pela síndrome do impostor. O mundo nos condiciona a isso. Então você percebe que é um condicionamento, que não é verdade, que você pode ser egoísta com sua criatividade, de certa forma. Egoísta, como: ‘Eu posso fazer o que eu quiser. Não há regras realmente e ninguém está me julgando, de fato’.”

Conselho de Steve Vai

É claro que fica mais fácil pensar dessa forma quando se é Steve Vai. Porém, o virtuoso também deu um conselho para artistas iniciantes que sofrem com síndrome do impostor.

Leia também:  A história do único tecladista a ser membro oficial do Iron Maiden

“Tente reconhecer como você se sente sobre o que está fazendo. Porque se há medo no que você está fazendo, então não é natural. Você acabará perseguindo algo que não é necessariamente sua alegria criativa.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesSteve Vai desabafa sobre síndrome do impostor e revela como lida com...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades