Brian May admite sofrer com síndrome do impostor até hoje

Guitarrista do Queen acredita que a sensação não vai embora, mas que é possível se acostumar e tirar algo de bom dela

Síndrome do impostor é algo que está presente no dia-a-dia de muitas pessoas comuns. Porém, ela também existe na vida dos profissionais mais prestigiados e bem-sucedidos do mundo. Brian May faz parte desse grupo.

O guitarrista do Queen revelou que mesmo hoje, já consagrado como um dos maiores do mundo, sente a pressão e sofre com o problema citado. O assunto foi abordado durante participação no podcast “Fret Not”, da violonista Rosie Bennet.

- Advertisement -

Ela perguntou se May já se sentiu deslocado ou incapaz em relação ao que se espera de um artista de seu gabarito. Conforme transcrição do Music Radar, o veterano respondeu:

“O tempo todo. Eu sempre entro em uma sala, mesmo agora, e eu deveria ser Sir Brian May. E eu penso: ‘oh, o que as pessoas acham? Talvez eu não devesse estar aqui’. Sim, eu sinto muito isso, até as pessoas começarem a falar comigo eu sempre imagino que A: eles não sabem quem eu sou, B: eles não estariam interessados, de qualquer forma e C: eu vou deixá-los muito entediados. Sei bem o que é isso.”

Brian May e o aprendizado

Otimista nato, Brian May também mostrou o lado bom de tudo isso, bem como o aprendizado que esse sentimento pode trazer com o tempo.

Leia também:  Rock in Rio 2024 terá Avenged, Evanescence, Deep Purple e Incubus, segundo jornalista

“Acho que isso nunca vai embora realmente, então a lógica te diz: ‘ok, eu sou essa pessoa e as pessoas vão esperar isso, eles não vão esperar que eu tenha 16 anos mais, eles esperam que eu saiba o que estou fazendo. De certa forma, é uma coisa saudável porque te impede de ficar arrogante demais e fazer premissas. Então não me incomoda tanto.”

Steve Vai e a síndrome do impostor

Outro grande músico que revelou recentemente sofrer com a síndrome do impostor é Steve Vai. Em entrevista ao podcast de Devin Townsend, seu antigo parceiro no projeto Vai, o músico americano falou sobre como enfrentar esse problema — seja alguém já consagrado e estabelecido como ele, seja um iniciante.

Vai explicou que, a essa altura do campeonato, já sente quando a síndrome vai se manifestar. Isso é possível ao observar os próprios pensamentos a respeito de um novo trabalho, por exemplo.

Conforme transcrição do Ultimate Guitar, Steve afirmou:

“O ego está sempre tentando te sabotar. Está sempre te dizendo: ‘você precisa melhorar, você precisa ser melhor do que alguém; isso é uma porcaria, e se você falhar nisso, não é nisso que as pessoas estão interessadas’, e todo esse tipo de coisa.”

O guitarrista também contou o que faz para afastar o problema. Ele se deu conta de que essa é uma linha de pensamento à qual somos condicionados.

Leia também:  Até Tony Martin era alvo das pegadinhas de Tony Iommi; conheça uma delas

“Digo para mim mesmo: ‘Tenha fé. Reconheça que está duvidando de si mesmo e ignore isso’. É difícil, você não consegue ignorar. Você vai ser bombardeado pela síndrome do impostor. O mundo nos condiciona a isso. Então você percebe que é um condicionamento, que não é verdade, que você pode ser egoísta com sua criatividade, de certa forma. Egoísta, como: ‘Eu posso fazer o que eu quiser. Não há regras realmente e ninguém está me julgando, de fato’.”

Por fim, compartilhou um conselho.

“Tente reconhecer como você se sente sobre o que está fazendo. Porque se há medo no que você está fazendo, então não é natural. Você acabará perseguindo algo que não é necessariamente sua alegria criativa.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasBrian May admite sofrer com síndrome do impostor até hoje
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades