YouTube lança ferramenta com IA que clona vozes de vários cantores

Proposta, de acordo com o Google, seria “reconhecer que IA deve amplificar a criatividade humana, não substituir”

O Google está lançando uma nova ferramenta de inteligência artificial no YouTube que promete causar muita polêmica. O recurso, desenvolvido com a empresa independente DeepMind, possibilita “clonar” vozes de cantores e outros artistas. Com isso, seria possível criar músicas do zero com uma base de dados que inclui registros dessas pessoas.

Já antevendo que a ideia causaria rebuliço, os mantenedores da plataforma ressaltam (via Rolling Stone) que a proposta seria “reconhecer que IA deve amplificar a criatividade humana, não substituir”.

- Advertisement -

Denominado Dream Track, o serviço gera uma faixa no tamanho máximo de 30 segundos. A ideia, ao menos por enquanto, é que seja usado apenas para criações no formato Shorts. Nos testes, o YouTube aproveitou as vozes de Charlie Puth, Charli XCX, Demi Lovato, John Legend, Sia, T-Pain, Troye Sivan, Papoose e Alec Benjamin. Todos eles deram autorização para a iniciativa.

Visando manter o compromisso com a ética, o Google confirmou recentemente que irá apagar vídeos de vozes geradas artificialmente que imitam artistas falecidos ou sem licenciamento. Muitos desses monetizam com base em direitos autorais que pertencem às gravadoras e famílias, nos casos dos que já se foram.

Lyor Cohen, chefe da divisão de música na empresa, garante:

Leia também:  Smashing Pumpkins anuncia dois shows no Brasil para novembro

“Estamos nos juntando a algumas das cabeças mais criativas do planeta para garantir que a IA terá um impacto positivo no futuro da música.”

Outro recurso de IA já em desenvolvimento para o YouTube permite ao usuário cantarolar uma melodia e criar uma faixa usando o instrumento que desejar. Não há previsão de lançamento ainda, mas os testes com criadores de conteúdo devem ter início em breve.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasYouTube lança ferramenta com IA que clona vozes de vários cantores
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades