Hotel na Colômbia também cancela reserva de Roger Waters

Músico tem encontrado dificuldades de hospedagem na América do Sul; segundo ele, boicote ocorre por conta de posicionamentos sobre Israel

Roger Waters continua tendo problemas com hospedagem na América do Sul. Segundo ele, a situação ocorre por conta de suas opiniões a respeito da guerra entre Israel e o grupo Hamas.

Depois de Uruguai e Argentina, agora o ex-Pink Floyd teve sua reserva em um hotel na Colômbia recusada. A logística complicada faz com que o músico e sua equipe tenham que permanecer em São Paulo, onde se apresentaram no último sábado (11) e domingo (22).

- Advertisement -

A apresentação em Bogotá está marcada para o dia 5 de dezembro e deve acontecer normalmente. No entanto, Waters deve chegar à Colômbia apenas para o show.

De acordo com a AFP (via Folha), a rede de hotéis Four Seasons não deu detalhes sobre o cancelamento das reservas. Enquanto isso, Gali Dagan, embaixador de Israel na Colômbia, replicou no X (antigo Twitter) mensagens acusando o músico de antissemitismo.

Nos últimos tempos, devido à guerra, Waters tem se posicionado de forma ainda mais incisiva em relação ao problema histórico de Israel e da Palestina. Ele acusa o estado israelense de estar promovendo uma limpeza étnica na Faixa de Gaza, após o ataque do Hamas.

Problemas no Uruguai e Argentina

Depois de se apresentar no Brasil, Roger Waters toca nesta sexta-feira (17) em Montevidéu, no Uruguai. A turnê “This is Not a Drill” segue depois com duas datas na Argentina e mais duas no Chile. Em seguida, estão agendados shows únicos no Peru, Costa Rica, Colômbia e Equador até o início de dezembro.

Ele falou sobre o problema de hospedagem no Uruguai e Argentina em entrevista ao jornal argentino Pagina 12 (via SBT News), revelando que a logística problemática fará com que ele perca um compromisso importante.

 “Tinha um jantar marcado para o dia 16 (quinta-feira) com José Mujica, ex-presidente do Uruguai, que é meu amigo. E eu não posso ir.”

Segundo o Pagina 12, o presidente do Comitê Central Israelita do Uruguai, Roby Schindler, bem como outras personalidades do país de origem judaica, enviaram cartas a redes de hotéis como Sofitel pedindo para que não hospedassem o músico e sua equipe. Outros estabelecimentos menores também foram cooptados a boicotar Waters. Sobre isso, ele afirma:

 “O pessoal da América do Sul está adorando, fizemos dois shows esgotados em São Paulo (nota do editor: a segunda data não teve ingressos esgotados) que tiveram críticas fantásticas, todo mundo adorou o show, nós adoramos, foram alguns dos melhores shows que fizemos, o público se divertiu muito. E de alguma forma esses idiotas do lobby israelense conseguiram cooptar todos os hotéis em Buenos Aires e Montevidéu e organizaram este boicote extraordinário baseado em mentiras maliciosas que têm contado sobre mim.”

Além de culpar Schneider, o artista se lembrou de Polly Samson, esposa de David Gilmour que o chamou recentemente de “misógino”, entre outras ofensas.

 “Eu sei bem disso, vejo que esse Roby Schindler me chama de ‘misógino’ como o menor dos crimes que supostamente cometi. E você sabe de onde isso vem? De Polly Samson, esposa de David Gilmour: ela é a única pessoa que já me acusou de ser misógino.”

Ainda de acordo com Roger, os hotéis não chegam a admitir o que seria a real razão para a recusa em tê-lo como hóspede.

 “Eles simplesmente dizem: ‘não têm quarto’. E eu sei que em Montevidéu estão há semanas em todos os jornais dizendo às pessoas para não comprarem ingressos para o show.”

Acusações de antissemitismo

Há muito tempo, Roger Waters recebe acusações de ser antissemita. O músico, que se descreve como antissionista, se recusa a tocar em Israel e já chegou a pedir que outros artistas, como o brasileiro Milton Nascimento, fizessem o mesmo. Recentemente, o ex-Pink Floyd atacou a resposta israelense aos ataques terroristas do Hamas, o que pode ter sido interpretado como defesa aos crimes cometidos pelo grupo.

Leia também:  Por que Joe Perry não aprovou “Dream On”, do Aerosmith, de início

Nos shows da turnê atual, Waters tem trazido um enorme porco inflável que sobrevoa o público, trazendo uma Estrela de Davi, símbolo mais famoso do judaísmo, estampado na lateral. O músico também já teve problemas ao aparecer no palco em indumentária de um oficial nazista, como crítica ao regime de Adolf Hitler. Vale lembrar que o pai de Waters foi morto na Segunda Guerra Mundial, lutando contra os alemães.

Ainda ao jornal argentino, afirmou:

“Não tive um único pensamento antissemita em toda a minha vida. O que eu condeno é o que o governo israelense faz, e vou continuar condenando porque está errado.”

Roger Waters no Brasil

Entre o final de outubro e a primeira quinzena de novembro, Roger Waters realizou um total de 7 concertos no Brasil. O giro passou por Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo – onde foram realizados um par de shows devido à alta demanda por ingressos.

Leia também:  Por que até Ritchie Blackmore deixava Yngwie Malmsteen entediado artisticamente

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasHotel na Colômbia também cancela reserva de Roger Waters
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades