Os 20 piores erros do rock clássico, segundo o Loudwire

Afinal de contas, não se constrói 70 anos de história apenas com decisões corretas

A despeito do que possa ser dito sobre esse ou aquele momento específico de maior ou menor qualidade, uma coisa não dá para negar: o rock foi o gênero musical que melhor se adaptou às mudanças da indústria e da realidade sociocultural. Sim, hoje ele pode não falar mais para as mesmas multidões de outrora. Mas segue prestigiado e arrastando um público fiel e que se renova.

De qualquer modo, nem tudo vai dar certo sempre. O Loudwire elencou 20 momentos em que a pisada na bola foi inevitável.

- Advertisement -

Você pode discordar de alguns – eu discordo do terceiro, acho que não houve nada de errado e a declaração foi tirada de contexto por pessoas de mau com a vida. Mas como sempre deixamos claro, é a opinião deles, estamos apenas reproduzindo.

Confira a seguir.

Os 20 piores erros do rock clássico, segundo o Loudwire

20. Billy Squier acha que ‘Rock Me Tonite’ é uma boa ideia (1984)

Acontece que os Buggles estavam certos, pelo menos no que diz respeito a Billy Squier. Antes de lançar o vídeo “Rock Me Tonite”, o cantor marcou três sucessos no Top 40, incluindo seu sucesso número 17, “The Stroke”. Depois de lançar o vídeo “Rock Me Tonite”, nunca passou da posição 58. Para constar, Squier disse que riu por último (apesar da blusa rosa) ao se aposentar mais cedo.

19. Os companheiros de banda de John Fogerty assumem o controle de um álbum do Creedence (1972)

O Creedence Clearwater Revival lançou cinco álbuns que chegaram à certificação de platina e entraram no Top 10 entre 1969 e 1970, levando o compositor-chefe John Fogerty a uma fama maior. Então, seus companheiros de banda decidiram que precisavam de uma fatia maior dos holofotes. Um desistiu, enquanto os outros escreveram a maior parte das músicas do álbum “Mardi Gras”. Que jeito de acabar com a agitação, pessoal – e a banda.

18. Bob Dylan tenta deliberadamente nos irritar (1970)

Exausto com a atenção que conquistou durante o apogeu dos anos 60, Bob Dylan disse: “Bem, f*da-se”. Ele literalmente disse: “Bem, f*da-se”. Isso não é uma hipérbole. Seguiu-se “Self Portrait”, um álbum que admitiu ser algo com o qual seus fãs não se identificariam e possivelmente não gostariam. Funcionou.

17. Dee Dee Ramone, famoso punk rocker, começa a fazer rap (1987)

O falecido Dee Dee Ramone foi muitas coisas, incluindo o baixista cofundador dos Ramones e seu compositor mais prolífico. Suas canções mais conhecidas incluem “Rockaway Beach”, “53rd and 3rd” e “Bonzo Goes to Bitburg”, esta última eleita o single independente do ano em 1986 no New York Music Awards. Então, é claro, Dee Dee imediatamente se transformou no rapper “Dee Dee King” para gravar “Standing in the Spotlight”. Não por muito tempo.

16. O Grammy ignora The Cars e Elvis Costello (1979)

O Grammy tinha acabado de dar indicações de Melhor Artista Revelação para Starlight Vocal Band e Debby Boone, então eles não estavam exatamente na lista. Ainda assim, 1979 foi um ano particularmente notável para os melhores novos artistas, com Cars e Elvis Costello entre os indicados. Em vez disso, a estatueta foi para Taste of Honey, que só conseguiu mais um hit antes de desaparecer (com a Starlight Vocal Band e Debby Boone) no éter da bola de discoteca.

15. Metallica vai à caça de seus próprios fãs (2000)

Você provavelmente nunca ouviu “I Disappear”, que na verdade desapareceu depois de chegar à trilha sonora de “Missão Impossível 2”. Mas não antes de vazar em um dos primeiros serviços de compartilhamento de arquivos. O Metallica atacou sua própria base de fãs, pedindo ao Napster que banisse mais de 30 mil usuários após revelarem seus nomes.

14. Peter Frampton e Bee Gees filmam Sgt. Peppers… (1978)

Peter Frampton e os Bee Gees entraram no set de uma versão cinematográfica profundamente equivocada de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” como duas das maiores atrações da música. O conceito por trás dessa estranheza em nível de show de variedades, defendido por Robin Gibb, era que essas músicas dos Beatles haviam sido esquecidas. “Quando o nosso for lançado”, acrescentou ele, “será, na verdade, como se o deles nunca tivesse existido”. Na verdade, aconteceu quase exatamente o oposto.

13. Neil Young perde o controle nos anos 80 (1982)

A gravadora Geffen contratou Neil Young no início dos anos 80 com a esperança de lançar, você sabe, discos de Neil Young. Em vez disso, ele apresentou uma série de discos de gênero estranho, começando com “Trans”, inspirado no Kraftwerk e verdadeiramente estranho. Quando tudo acabou, e isso é absolutamente verdade, Geffen processou Neil Young por não parecer, você sabe, Neil Young.

12. Decca Records manda os Beatles caírem fora (1962)

Conheça Dick Rowe, o relações públicas da Decca Records que rejeitou uma fita demo de 15 músicas de um grupo então desconhecido chamado Beatles. Ele disse ao empresário Brian Epstein que o motivo era simples: “Os grupos de guitarras estão saindo de moda”. Em vez disso, Rowe contratou os mundialmente famosos hitmakers Brian Poole and the Tremeloes.

11. Guns N’ Roses continua como banda de apoio de Axl Rose (1994)

Você pensaria que Axl Rose tinha um grande plano quando demitiu todo mundo do Guns N’ Roses. Em vez disso, cercou-se de um carrossel de contribuidores anônimos e levou 15 anos para completar o desanimador e estranho “Chinese Democracy”, queimando uma montanha de dinheiro. Geffen ofereceu a Rose um bônus de US$ 1 milhão para acelerar a produção do álbum. Ele finalmente o lançou – quase uma década depois.

10. Ticketmaster acha que o preço dinâmico é uma boa ideia (2022)

Os bots invadiram o negócio de ingressos para shows, comprando automaticamente os melhores assentos para revendedores gananciosos. A solução da Ticketmaster foi a chamada “precificação dinâmica”, que combinaria custo com disponibilidade. Bruce Springsteen foi pego nesse esquema equivocado quando anunciou o tão esperado retorno à estrada. Acontece que a solução da Ticketmaster para preços ridiculamente inflacionados foi… inflacionar ridiculamente os preços.

9. Os Sex Pistols acham que Sid Vicious é uma boa ideia (1977)

Johnny Rotten não conseguia se dar bem com Glen Matlock e então o demitiu – apesar de Matlock ser a) um baixista de verdade, b) seu principal compositor e c) não ser um idiota. O contrário de Sid Vicious. Então, as coisas não deram certo.

8. Roger Waters desafia o Pink Floyd a continuar (1985)

Roger Waters presumiu que o Pink Floyd guardaria o porco inflável quando ele saísse pela porta. Eles não guardaram o porco inflável. Na verdade, mais tarde eles lançaram três álbuns de sucesso internacionais no Top 5, dois dos quais foram multiplatina. Enquanto isso, Waters não chegaria ao Top 20 até “Is This the Life We Really Want?”, de 2017. A essa altura, o Pink Floyd finalmente havia se aposentado.

7. Van Halen contrata o cara do Extreme por algum motivo (1998)

O último álbum com Sammy Hagar foi um fracasso. A tentativa de se reunir com David Lee Roth foi pior. Então por que não queimar tudo com Gary Cherone, certo?

6. U2 tenta fazer você ouvir U2 (2014)

O U2 assinou um acordo onde todos com um dispositivo Apple ganhariam uma cópia gratuita de seu novo álbum. Poderia ter sido legal se o disco fosse “Joshua Tree” ou “Achtung Baby”. Além disso, poderia ter sido legal se todos com um dispositivo Apple fossem fãs do U2. Acontece que nenhuma dessas coisas era verdade. Os engenheiros foram forçados a criar uma nova função de exclusão com um clique.

5. Kiss decide experimentar o prog (1981)

O Kiss estava esgotado no início dos anos 80. O rock progressivo também.

4. Woodstock pega fogo em seu 30º aniversário (1999)

Como a maioria das sequências de sequências, isso não terminou bem. Os organizadores montaram uma programação sólida, mas esqueceram algumas pequenas questões logísticas – incluindo segurança adequada, abrigo, banheiros e água. O terceiro Woodstock, realizado na sombria base desativada da Força Aérea no norte do estado de Nova York, acabou se transformando em um motim.

3. John Lennon diz algo sobre Jesus (1966)

John Lennon disse a um repórter do Evening Standard que os Beatles eram mais populares que Jesus e as repercussões foram muito além da proibição de estações de rádio e da incineração de pilhas de discos. Atordoados e exaustos, os Beatles nunca mais fizeram turnê juntos.

2. Jerry Lee Lewis se casa com sua prima menor de idade (1958)

O pioneiro do rock Jerry Lee Lewis, então com 22 anos, lançou “High School Confidential” em maio de 1958, alcançando a 21ª posição em seu país ao lançar uma turnê internacional. Levou consigo uma menina de 13 anos e a mídia britânica logo ficou curiosa. “Quem é você?” um repórter perguntou. “Eu sou Myra”, ela respondeu, “esposa de Jerry.” A adolescente também era prima de Lewis. Para surpresa de ninguém (exceto aparentemente Lewis), sua carreira foi arruinada. Lewis nunca mais superou “High School Confidential” nas paradas.

1. Os Rolling Stones contratam uma gangue de motociclistas para segurança do show (1969)

Altamont poderia ter sido comparável em termos de erros ao Woodstock ’99, se não fosse por um palco de 39 polegadas de altura. Problemas organizacionais semelhantes com água e banheiros atormentaram esta imitação de Woodstock, realizada em um autódromo da Califórnia. Mas essa área de atuação baixa exigia a contratação de guardas de segurança, e os Rolling Stones concordaram em trazer os Hells Angels para ajudar. Um deles matou alguém na plateia e os anos 60 junto.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListasOs 20 piores erros do rock clássico, segundo o Loudwire
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades