Nitro: Jim Gillette finalmente explica como fazia para quebrar taças com a voz

Cantor revelou que o segredo não é a espessura do vidro e sim o tom e a frequência sonora exata da performance

Membro fundador da banda de glam metal Nitro, Jim Gillette se notabilizou por conseguir quebrar taças com a voz. Décadas depois, em 2021, o cantor revelou detalhes de sua técnica.

Ao ser perguntado sobre o assunto, o vocalista deu detalhes do passo-a-passo para a execução, que incluem o tom, frequência sonora e o material da taça. A declaração foi dada ao canal do YouTube Waste Some Time, comandado por Jason Green, com transcrição do site Ultimate Guitar.

- Advertisement -

De acordo com Jim, as taças ideais são as alemãs Zwiesel, que ele usa desde o início da carreira.

“Todo mundo pensa que deve ser um vidro muito fino, facilmente quebrável. Eu derrubei essas taças no maldito piso de cerâmica e elas não quebram, é inacreditável. Elas são bem grossas também, são de cristal, e eu comprei 144 delas antes do primeiro show para que eu pudesse praticar.”

O músico ainda trouxe à tona a importância de detectar a frequência exata do som para a execução da técnica — e como fazia usando apenas um canudo.

“As que eu estava quebrando, acho que estavam em torno de 88 a 90 Hz. Se quebrasse em 89,032, deixaria de quebrar se você chegasse a 89,031. A frequência é exata, por isso é difícil. Não há habilidade para dissecar um centésimo de Hz. Se você colocar um canudo na taça, você o vê começar a se mover quando você chega perto. Quando está bem perto, começa a pular em cima da mesa, como se estivesse dançando. Se isso acontece, eu volto para aquela nota e altero, só um pouco para cima ou um pouco para baixo — e, bang, ela explodia. Tem tudo a ver com ser capaz de segurar a nota por tempo suficiente e mal mover o tom.”

Leia também:  A história e o significado de “Tempos Modernos”, de Lulu Santos

Jim Gillette e Nitro

Jim Gillette ficou conhecido como fundador e vocalista do Nitro, que contava com Michael Angelo Batio (guitarra), T. J. Racer (baixo) e Bob Rock (bateria). Notório pelos exageros musicais e visuais, o grupo ficou ativo entre 1987 e 1993 e lançou apenas dois álbuns. Houve uma tentativa de reunião em 2016, mas rendeu apenas o single “It Won’t Die”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesNitro: Jim Gillette finalmente explica como fazia para quebrar taças com a...
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades