Duff McKagan admite ter usado YouTube para aprender a tocar sem palheta

Baixista do Guns N' Roses se rendeu à plataforma depois de tentar reproduzir músicas do Led Zeppelin, gravadas por seu ídolo John Paul Jones

Duff McKagan é um veterano do baixo e inspiração para vários músicos iniciantes. Contudo, em alguns momentos, ele próprio se vê na posição de aprendiz.

O integrante do Guns N’ Roses diz se inspirar bastante em John Paul Jones, lendário músico do Led Zeppelin. E, assim como muitos amadores, também recorre ao YouTube para aprender, como quando decidiu tocar violão sem palheta.

- Advertisement -

Em bate-papo com a revista Spin, McKagan confirmou que a plataforma de vídeos o ajudou a aprender a técnica. A iniciativa partiu quando ele quis descobrir como reproduzir um dos maiores clássicos dos Beatles.

“Houve um momento em que eu disse: ‘quero aprender a tocar com os dedos’. Estive evitando isso por anos. Então achei um vídeo de um cara tocando ‘Blackbird’ (dos Beatles) desse jeito. Quando eu peguei o ritmo na mão direita, tudo se encaixou. Tive que praticar um pouco, mas de repente, eu consegui.”

Não é a primeira vez que Duff fala sobre expandir seus horizontes. Em 2017, em participação no podcast Talk is Jericho, o músico falou sobre dispensar a palheta para tocar baixo — usando a técnica “pizzicato”, como é chamado o ato de tocar o baixo e outros instrumentos de corda com os dedos da mão direita, “beliscando” as cordas. Na ocasião, também revelou que passou a ter aulas.

Leia também:  Bruce Dickinson inicia turnê nacional com show em Curitiba; veja setlist e vídeos

“Tenho tocado com meus dedos da mão direita um pouco mais agora. Oito a dez anos atrás, comecei a pegar aulas e me senti inspirado novamente pelo baixo. Fui aprender teoria e coisas do tipo – aprendi no passado e meio que joguei fora. Comecei a tocar com os dedos, expandindo meu conhecimento.”

Duff McKagan aprende Led Zeppelin

De volta à entrevista para a Spin, Duff McKagan também contou que a primeira vez que recorreu ao YouTube para aprender algo foi em 2013, quando participou de um tributo ao Led Zeppelin.

“O engraçado é que, em 2013, eu estava tocando com Jerry (Cantrell, guitarrista do Alice in Chains), Rich Robinson (guitarrista dos Black Crowes), William DuVall (vocalista do Alice in Chains) e Barrett Martin (baterista) para um tributo ao Led Zeppelin em Seattle. Eu não sabia tocar como John Paul Jones e alguém disse: ‘assiste no YouTube!’ (risos). Eles disseram que eu deveria vê-lo tocando e que havia vários baixistas que faziam isso. Então eu mergulhei (risos). Eu queria ser tão bom quanto John Paul Jones, se não melhor.”

Leia também:  Há 44 anos, o Black Sabbath lançava “Heaven and Hell”; veja outros fatos da música em 25 de abril

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasDuff McKagan admite ter usado YouTube para aprender a tocar sem palheta
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades