A performance de guitarrista mais inspirada da história do rock para Steve Vai

Ícone do instrumento considera o saudoso revolucionário uma figura inalcançável em termos criativos

Steve Vai não parece ter dificuldade para reproduzir músicas de outros grandes nomes da guitarra. Não à toa, já tocou ao vivo material de Frank Zappa, Yngwie Malmsteen quando integrou o Alcatrazz, Eddie Van Halen quando fez parte da banda de David Lee Roth e todos os instrumentistas que passaram pelo Whitesnake antes de sua entrada, apenas para ficar nos mais famosos.

Porém, há um nome que o próprio considera inatingível: Jimi Hendrix. Em recente entrevista publicada pelo site Far Out Magazine, ele explicou o que o leva a ver a situação dessa forma.

“Embora aprender a tocar uma música de Jimi Hendrix para a maioria dos guitarristas contemporâneos possa não representar um tremendo desafio, reproduzi-las como ele nunca foi alcançado. Seu toque no instrumento, senso de groove, escolha de notas e capacidade geral de controlar o caos do áudio de maneiras inovadoras eram notáveis.”

- Advertisement -

Steve até mesmo escolhe um momento específico como o mais inspirador da carreira de Hendrix.

“Uma dessas peças divinas foi quando ele tocou ‘Machine Gun’ com a Band of Gypsys ao vivo no Fillmore, na véspera de Ano Novo. Para mim, esta é talvez a performance de guitarra rock mais inspirada de todos os tempos. Cada nota está imbuída de seu DNA musical único e nunca perde o caráter. Durante toda execução ele está profundamente conectado ao impulso criativo do Universo, e este se manifesta através dele de forma única e poderosa. Não há uma nota que possa ser autenticamente copiável, pois cada frase flui de sua conexão com o outro mundo.”

Sobre a Band of Gypsys

Contando com Billy Cox no baixo e Buddy Miles na bateria, a Band of Gypsys possuía caráter de jam band, fugindo do formato mais ortodoxo da The Jimi Hendrix Experience. O projeto durou apenas um disco e três shows.

Leia também:  O disco desafiador de Robert Plant que o fez duvidar da própria capacidade

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA performance de guitarrista mais inspirada da história do rock para Steve...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades