Kurt Cobain trabalhou como zelador para pagar primeira demo do Nirvana

Antes da fama, vocalista e guitarrista teve um emprego comum, que ganhou até uma referência no clipe mais famoso da banda

Visando financiar seus primeiros passos, muitos músicos acabam pegando empregos que podem soar até estranhos para quem os conhece após a fama. Porém, a situação é totalmente comum – exceto se você tiver um “paitrocínio” ou uma empresa muito rica que se vale de ações escusas para se manter enquanto você abre shows de bandas gigantes e investe no jabá.

Que o diga Kurt Cobain, que fez o possível visando permitir que o Nirvana pudesse ter a chance de gravar uma demo.

- Advertisement -

Um de seus trabalhos foi como zelador da Aberdeen High School, em Aberdeen, estado de Maryland, onde havia estudado. No mesmo período, alugou um flat na N. Michigan Street, onde escreveu várias das músicas dos primórdios do grupo.

O baixista Krist Novoselic relembrou a situação em depoimento resgatado pelo site Far Out Magazine.

“Ali estava um cara que nunca havia limpado a cozinha ou levado o lixo para fora. Mas Kurt Cobain não era uma pessoa preguiçosa. Basicamente, ele limpava os banheiros da escola. E foi assim que pagou pela nossa demo.”

Referência em “Smells Like Teen Spirit”

Não à toa, o zelador no videoclipe de “Smells Like Teen Spirit” é uma referência à essa época. Ele foi interpretado pelo músico e ator Tony De La Rosa, que reprisou o papel na impagável paródia “Smells Like Nirvana”, de Weird Al Yankovic.

Leia também:  Glen Benton lamenta que metal hoje só tenha “wannabes com visual do Weezer”

Sobre Kurt Cobain

Kurt Cobain nasceu em Aberdeen, Washington, no dia 20 de fevereiro de 1967. Ficou conhecido mundialmente pelo sucesso meteórico com o Nirvana, banda mais popular do movimento grunge.

Cobain iniciou trajetória na cena musical de Seattle por meio do amigo de colegial Buzz Osbourne, vocalista e guitarrista do Melvins. Aos 18 anos formou a primeira banda da carreira, Fecal Matter que ficou ativa por um curto período.

Em 1987, ao lado de Krist Novoselic, formou o Nirvana. Nos primeiros anos de atividade, o projeto atingiu amplo reconhecimento na região de Seattle com sua sonoridade bastante apoiada pelo punk rock.

A consagração mundial veio com o seu segundo álbum, “Nevermind” (1991), que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos. O material apresentou hits como “Smells Like Teen Spirit”, “In Bloom”, “Come As You Are” e “Lithium”. 

Leia também:  Richie Sambora não gostou de documentário do Bon Jovi

Em paralelo ao sucesso do Nirvana, Cobain enfrentou a depressão e a dependência química. Os problemas foram amplamente explorados pela mídia, assim como o relacionamento problemático com Courtney Love. Em constante conflito com a fama e o vício, Kurt cometeu suicídio no dia 5 de abril de 1994, aos 27 anos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesKurt Cobain trabalhou como zelador para pagar primeira demo do Nirvana
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades