Dream Theater anuncia volta do baterista Mike Portnoy

Membro fundador estava fora da banda desde 2010 e retorna antes do início das gravações de um novo álbum

O Dream Theater anunciou em suas redes sociais o retorno de Mike Portnoy. O baterista e membro fundador da banda estava fora desde 2010 — sua vaga havia sido ocupada por Mike Mangini.

­

- Advertisement -

Portnoy se junta a James LaBrie (voz), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo) e Jordan Rudess (teclados) para as gravações do próximo álbum de estúdio do grupo, o décimo sexto de sua carreira. Não há outros planos anunciados — a turnê mais recente, em divulgação ao trabalho anterior, “A View from the Top of the World” (2021), foi concluída em julho último.

Um comunicado divulgado à imprensa traz declarações de todos os músicos envolvidos na situação — incluindo Mangini, que falou sobre a mudança e sua saída da banda. Ele declarou:

“Entendo a decisão do Dream Theater de trazer Mike Portnoy de volta neste momento. Como foi dito desde o primeiro dia, minha função não era preencher todos os papéis que Mike ocupava na banda. Meu papel era tocar bateria para ajudar a banda a seguir em frente. Minha missão principal de manter os shows funcionando todas as noites foi uma experiência intensa e gratificante.

Felizmente, pude tocar com esses músicos icônicos e ter alguns momentos divertidos e bem-humorados com eles. Também gostei muito de passar muito tempo com a equipe. E ainda houve a vitória no Grammy (Melhor Performance de Metal em 2022, pela música ‘The Alien’), que foi incrivelmente satisfatória.

Aos fãs: muito obrigado por serem incríveis comigo. Fico admirando as fotos que tenho de todos vocês enlouquecendo e se divertindo. Por fim, eu realmente amo a banda, a equipe e o gerenciamento, e desejo a eles e à toda a organização tudo de melhor.”

John Petrucci afirmou:

“A bateria de Mike Mangini é de outro mundo e sou extremamente grato pelo tempo que ele passou conosco no Dream Theater. Estou muito orgulhoso de todas as músicas incríveis que fizemos juntos, que culminaram em nossa primeira vitória no Grammy no ano passado, e nos inúmeros momentos mágicos que compartilhamos no palco nos últimos 13 anos. Desejo a ele todo o sucesso em seus futuros empreendimentos musicais. Estou incrivelmente animado em receber Mike Portnoy de volta ao Dream Theater! Por ele ser um membro fundador original, amigo de longa data e baterista incrivelmente talentoso e criativo, sei que seu retorno trará um espírito renovado, paixão e energia ao DT que todos nós, incluindo nossos fãs, receberemos com alegria. Mal posso esperar para arregaçar as mangas e receber de volta ao estúdio juntos!”

John Myung declarou:

“É ótimo voltar com nosso baterista original Mike Portnoy. Começamos a tocar juntos com o nome Majesty há quase 40 anos e estou animado para ver o que esta próxima fase do Dream Theater criará para o futuro. Desejo o melhor para Mike Mangini por todo o sangue, suor e lágrimas que ele colocou no DT durante seus 13 anos na banda.”

James LaBrie comentou:

“Ter Mike Mangini conosco todos esses anos foi incrível. Ele é um dos bateristas mais incríveis e naturalmente talentosos com quem tive o prazer de trabalhar. Obrigado, Mike. A vida é uma viagem muito estranha e acho que é isso que torna tudo ainda mais interessante e envolvente. Ter Mike Portnoy de volta à banda é exatamente onde as coisas deveriam estar. As coisas têm um jeito de dar uma volta completa e, neste caso, faz muito sentido. Estou entusiasmado com as perspectivas desta clássica formação do DT se reunir. Posso dizer com absoluta confiança que esta será a encarnação final da DT, com muitos capítulos ainda a serem escritos em nosso futuro. Avante e para cima, pessoal! Bem-vindo de volta, MP.”

Jordan Rudess pontua:

“Mike Mangini é um dos bateristas mais excepcionais do mundo e me sinto privilegiado por termos criado todo um trabalho com ele. Sempre serei grato pelo tempo que compartilhamos no Universo Dream Theater. Estou muito animado em reunir o núcleo principal da família do Dream Theater. Há uma ressonância de espírito e visão que é única e vai além das palavras em nosso relacionamento com Mike Portnoy. No palco e fora dele, não há como negar a magia que acontece quando estamos juntos. Estou grato por termos a oportunidade de trabalharmos juntos novamente como Dream Theater e estou ansioso para compartilhar nossa emoção e paixão com nossos fãs incríveis por muito tempo”.

Leia também:  Paul McCartney faz 82 anos; veja outros fatos da música em 18 de junho

Por fim, Mike Portnoy arremata:

“Estou muito feliz por voltar para casa e me reunir com meus irmãos! Há tanta história compartilhada entre todos nós… tantas memórias, tanta música… pensar que estamos completando 40 anos desde esta jornada começou! A ideia de criar novas músicas juntos é tão emocionante e mal posso esperar para pegar a estrada e tocar ao vivo para toda uma nova geração de fãs que nunca puderam ver essa formação antes… Não há lugar como o nosso lar!”

­

A saída de Mike Portnoy do Dream Theater

A saída de Mike Portnoy do Dream Theater havia sido anunciada em setembro de 2010. À época, ele estava envolvido com o Avenged Sevenfold e ocupava temporariamente a vaga deixada pelo falecido baterista Jimmy “The Rev” Sullivan nas gravações e na turnê do álbum “Nightmare”.

Na ocasião, o grupo disse que “a presença de Mike na banda significou muito para o grupo, profissionalmente, musicalmente e pessoalmente ao longo de todos esses anos”. Mike Mangini foi trazido após uma espécie de reality show onde vários bateristas foram testados — incluindo o brasileiro Aquiles Priester, ex-Angra.

Por sua vez, Portnoy declarou em uma mensagem nas redes que desejava colocar o Dream Theater em hiato e descansar por um tempo, mas que seus colegas não concordaram. Ele havia dito:

“Eles decidiram continuar sem mim no lugar de parar para dar uma respirada (…). E por mais que doa em mim pensar em um Dream Theater sem Mike Portnoy (inferno, meu pai deu o nome à banda!), eu não vou ficar no caminho deles.”

Desde então, o baterista se envolveu com uma série de projetos. Alguns deles incluíram The Winery Dogs, Sons of Apollo, Metal Allegiance, Flying Colors e Adrenaline Mob. Em entrevista de 2019 ao podcast Drinks with Johnny — apresentado por Johnny Christ, baixista do Avenged Sevenfold —, refletiu sobre o desgaste de se estar em uma mesma banda por 25 anos.

“Eu estava há 25 anos no Dream Theater e me sentia desgastado. Precisava de um tempo daqueles caras. E fazer turnê com vocês (Avenged) me renovou, mostrou que há mais do que a bolha do Dream Theater onde estive por 25 anos. Abriram meus olhos. Precisava explorar outras coisas, seja com vocês ou não, mas algo a mais. E eu sabia que não daria certo entre nós (a longo prazo) porque eu não queria compromisso. Sabia que o Dream Theater estava virando drama. Sempre que dava uma entrevista, virava uma manchete e eu não queria aquilo. […] Passaram-se 9 anos e eu estive em diversas bandas e projetos. Lancei uns 40 álbuns desde então. Não estou criticando, mas o Dream Theater lançou 4 álbuns desde que saí. Acho que eu precisava de mais do que aquilo.”

Nos últimos anos, Portnoy sinalizou uma trégua com os ex-colegas ao comparecer em alguns shows e participar de dois álbuns de projetos paralelos: “Terminal Velocity” (2020), disco solo de John Petrucci; e “Liquid Tension Experiment 3” (2021), terceiro trabalho do Liquid Tension Experiment, com Petrucci e Jordan Rudess.

Veja também:

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasDream Theater anuncia volta do baterista Mike Portnoy
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades