Cirith Ungol se aposentará das turnês após 2024

Banda, que tomou decisão após longa análise, pretende excursionar pelo mundo todo no ano que vem, como forma de despedida

O Cirith Ungol não vai mais fazer turnês depois de 2024. Por meio de uma nota nas redes sociais, a banda — que lançará um novo álbum de estúdio, “Dark Parade”, no dia 20 de outubro — comunicou a decisão de deixar os palcos e revelou a vontade de, antes da aposentadoria, excursionar mundialmente. 

Detalhes a respeito não foram divulgados. Em setembro último, com a saída do guitarrista Jim “Jimmy” Barraza por problemas de saúde, os integrantes disseram que, mesmo com a opção de parar as atividades diante do ocorrido, resolveram seguir em frente como forma de “honrar nosso compromisso com os fãs e fazer justiça a um disco que trabalhamos arduamente para criar”. 

- Advertisement -

Diz o comunicado publicado na última quinta-feira (12):

“Após uma cuidadosa análise, decidimos que 2024 será o último ano em que o Cirith Ungol se apresentará ao vivo. Depois de passarmos por um hiato de vinte e cinco anos, nunca poderíamos imaginar a onda de amor e apoio que viria de todos vocês com nosso retorno. Do fundo da nossa alma, gostaríamos de agradecer a cada um por assistir aos nossos shows e apoiar nossa música. Estamos imensamente orgulhosos do trabalho que criamos nos últimos anos e estamos muito animados com nosso último álbum, ‘Dark Parade’.

Se você nunca teve a oportunidade de ver a nossa banda ao vivo ou se você quer nos ver se apresentar mais uma vez, 2024 será sua última chance. Anunciaremos shows em todo o mundo nas próximas semanas, então fique atento às novidades. Se você é um promotor interessado em contratar a banda, entre em contato diretamente com nossos agentes. O fim se aproxima, mas ainda não chegamos lá. Esperamos ver todos vocês na estrada pela última vez.”

Para o fim de 2023, o Cirith Ungol tem apenas um show marcado até o momento, na data de lançamento de “Dark Parade”, em West Hollywood, Los Angeles – anunciado como a primeira apresentação da banda no local em mais de três décadas. Já no ano que vem, em março, o grupo será headliner do Up The Hammers Festival, em Atenas, na Grécia. 

Leia também:  Como Carmine Appice e baixista da Vixen passaram a vender imóveis

Cirith Ungol e “Dark Parade”

No próximo dia 20 de outubro, o Cirith Ungol lançará o seu próximo álbum de estúdio, via Metal Blade Records. “Dark Parade” é o sexto trabalho da banda no formato, sucedendo “Forever Black”, disponibilizado em 2020 – além do EP “Half Past Human”, que saiu no ano seguinte.

O tracklist conta com oito músicas e teve inspiração direta dos acontecimentos da pandemia, como declarou o baterista Rob Garven em material promocional.

“Membros da banda perderam parentes próximos e lutamos o melhor que pudemos contra a pandemia que devastou a população e as economias do planeta. Por mais horrível que tenha sido, foi o cenário perfeito para a nossa mensagem carregada de destruição em um mundo à beira do colapso.”

Sobre a banda

Fundado em 1971, na cidade californiana de Ventura, o Cirith Ungol se tornou um dos precursores do subgênero conhecido como epic doom metal. A banda encerrou atividades em 1992, retornando em 2016.

Leia também:  Por que The Who hoje não é uma banda, segundo Pete Townshend

O já citado Robert Garven e o guitarrista Greg Lindstrom são os únicos presentes desde o começo – embora o segundo tenha sido baixista nos primeiros anos. O vocalista Tim Baker participa desde 1976, enquanto o baixista Jarvis Leatherby estreou quando o grupo foi retomado, na década passada. Como mencionado, por questões de saúde, o guitarrista Jim “Jimmy” Barraza, que entrou em 1987, deixou a banda em setembro último.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasCirith Ungol se aposentará das turnês após 2024
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades