Projeto tenta recuperar baixo perdido de Paul McCartney

Instrumento foi utilizado na gravação de “Love Me Do” e “She Loves You” e desapareceu em 1969; duas pessoas apresentaram informações relevantes sobre paradeiro

Em 1961, Paul McCartney comprou um baixo Höfner 500/1 durante residência dos Beatles em Hamburgo, na Alemanha. Ele pagou aproximadamente £ 30 (R$ 187 na cotação atual) e efetuou o pedido na loja Steinway Musikhaus. Desde 1969, o instrumento – utilizado na gravação de músicas como “Love Me Do” e “She Loves You” e na composição de “Get Back” – está desaparecido.

Por isso, Nick Wass, especialista em baixos da fabricante Höfner, junto de outros dois jornalistas investigativos, Scott e Naomi Jones, fundou o projeto Lost Bass Project na tentativa de recuperar a peça. Eles montaram um site, com várias imagens do objeto perdido, especificações, além de formas de entrar em contato e ajudar na procura. 

- Advertisement -

Entre as principais características do baixo, estão:

  • Corpo sunburst em três cores diferentes
  • Captadores posicionados em madeira preta
  • Idealizado para canhotos
  • Sem escudo
Leia também:  Paul McCartney solta palavrão ao apoiar Foreigner no Rock and Roll Hall of Fame
Foto: Guncotton Guitars

Segundo informações coletadas pelos profissionais (via Guitar World), o simbólico instrumento foi visto pela última vez na sede da Apple em, Londres, Inglaterra. Depois disso, a suspeita é de que tenha sido guardado no porão do local ou no estúdio Abbey Road e, então, furtado. Wass explica:

“Embora ninguém realmente saiba o que aconteceu com o baixo, é muito provável que tenha sido roubado. Até hoje permanece um mistério. Ao longo dos anos, tiveram alguns rumores, mas só boatos. Alguém em algum lugar sabe o que aconteceu com esse baixo e onde ele está agora. As informações estão aí para que a pessoa certa entre em contato.”

O intuito dos pesquisadores é apenas devolver o instrumento para McCartney. Até o momento, duas pessoas pronunciaram-se com pistas importantes, como explicou Scott para o jornal The Evening Standard:

“Estamos recebendo centenas de e-mails e já selecionamos dois em particular, porque sabemos que as informações casam com algo que já sabíamos antes. Não esperávamos receber necessariamente milhares de informações relevantes instantaneamente. As pessoas que sabem algo provavelmente vão refletir sobre o que sabem e depois se apresentar em algum momento.”

Paul McCartney no Brasil

Paul McCartney retornará ao Brasil para shows no fim de 2023. As apresentações fazem parte da turnê “Got Back”, que já está rodando pelo exterior. 

Leia também:  Biden ou Trump, quem Tim Commerford odeia mais? Baixista do RATM responde

Confira o itinerário a seguir.

  • 30/11 – Brasília (Arena BRB Mané Garrincha)
  • 03/12 – Belo Horizonte (Arena MRV)
  • 07, 09 e 10/12 – São Paulo (Allianz Parque)
  • 13/12 – Curitiba (Estádio Couto Pereira)
  • 16/12 – Rio de Janeiro (Maracanã)

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasProjeto tenta recuperar baixo perdido de Paul McCartney
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades