Qual era a opinião do Led Zeppelin sobre o punk nos anos 70

Jimmy Page e Robert Plant chegaram a ir em um show de uma banda inglesa que se tornou referencial no movimento

O estouro do punk na segunda metade dos anos 1970 foi um momento desafiador para os artistas que dominavam o mundo do rock até então. De repente, a pose heroica e o primor técnico deixavam de ser fundamentais. A ideia original de que nada era sagrado retornava com força, desafiando o olimpo em que os próprios músicos haviam se colocado.

Mas nem todo mundo se incomodou de verdade. Jimmy Page foi um exemplo. Em entrevista ao The Guardian, em 2015, o guitarrista do Led Zeppelin falou um pouco sobre suas impressões. E até mesmo recordou quando arrastou um colega de banda para o show de uma banda icônica do punk britânico.

“Nunca demos tanta importância com o que estava acontecendo ao nosso redor, porque sabíamos que a música do Led Zeppelin era muito forte. De minha parte, eu gostava muito do punk. Fui assistir o The Damned em Londres e levei Robert Plant junto. Ele provavelmente fugiria a uma milha de algo assim hoje, mas eu ainda abraçaria a experiência. Também gostava da música do Sex Pistols, achei excelente. Isso não significava que eu desistiria do caminho que estava seguindo – apenas apreciei outras coisas ao longo do caminho.”

- Advertisement -

De fato, Page faz uma observação importante: a de que o punk tinha como base as raízes do rock and roll, algo de que ele mesmo participou nos tempos de músico de estúdio.

“Você pode ver que eles estabeleciam um link de volta para Eddie Cochran. Não estou tirando o mérito de nada do que fizeram ou tentando vinculá-los a outra coisa – até porque isso é quase tão irritante quanto as pessoas tentando vincular o Led Zeppelin a algo. Era apenas uma música muito boa.”

Das bandas citadas por Jimmy, o Sex Pistols implodiu logo a seguir, se reunindo esporadicamente para shows. Já o The Damned segue na ativa até hoje. “Darkadelic”, álbum mais recente da banda, saiu no início deste ano. Em 2022 a formação original se reuniu para uma série de shows no Reino Unido. O resultado foi tão bom que eles já anunciaram repeteco para quando as agendas se alinharem.

Leia também:  Richie Sambora diz que sairia do Bon Jovi antes mesmo de 2013 e explica razão

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQual era a opinião do Led Zeppelin sobre o punk nos anos...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades