Por que Dave Grohl recusou entrar para a banda de Tom Petty após fim do Nirvana

Líder do Foo Fighters foi convidado a substituir o baterista original dos Heartbreakers, Stan Lynch

Meses após o trágico desfecho da vida de Kurt Cobain – e consequentemente, do Nirvana –, Dave Grohl realizou suas primeiras aparições públicas como baterista do Tom Petty & the Heartbreakers. O músico chegou a participar da performance do grupo no “Saturday Night Live”, em novembro de 1994, poucas semanas após ter registrado o primeiro álbum do Foo Fighters, que sairia no ano seguinte.

À época, Grohl chegou a ser convidado a permanecer como membro efetivo da banda, substituindo Stan Lynch, integrante original que havia saído pouco tempo antes. Porém, o destino já estava traçado visando outros caminhos.

- Advertisement -

Em depoimento ao documentário “Runnin’ Down a Dream”, resgatado pela Classic Rock, Dave recordou a situação.

“Alguém do meu empresariado ligou e disse: ‘Ei, Tom Petty acabou de telefonar e quer saber se você tocaria bateria com ele no Saturday Night Live’. Perguntei: ‘Por que eu? Ele não consegue encontrar alguém melhor?’”

Durante o programa, foram tocadas as músicas “Honey Bee” e “You Don’t Know How It Feels”, ambas do álbum “Wildflowers”, lançado naquele ano.

“Eu estava muito animado para tocar as duas. Principalmente ‘Honey Bee’, que era mais roqueira. O tipo de som que um grupo de jovens de 16 anos tocaria na garagem para se divertir. É matadora.”

Leia também:  O que Eric Clapton dizia sobre ter casado com ex de George Harrison

Em outra entrevista, desta vez em 2021 ao programa de Howard Stern no sistema de rádio SiriusXM, Grohl detalhou a proposta recebida.

“Após o SNL Petty disse: ‘Cara, isso foi muito bom. Seria uma pena se essa fosse a única vez que fizéssemos isso.’ Dias depois, ele me telefona e propõe: ‘Bem, olhe, se você quiser, faríamos o seguinte: você terá seu próprio ônibus. Não fazemos turnês muito difíceis… Se você gosta, vamos sair por aí e nos divertir um pouco.’”

Porém, o destino estava traçado – embora ainda incerto. Além disso, havia o processo de luto que ainda era enfrentado.

“Eu tinha acabado de começar o que viria a ser o Foo Fighters. E também me sentiria estranho em voltar apenas para a bateria. Seria como estar de volta ao Nirvana. Teria sido triste para mim, pessoalmente, estar atrás do kit todas as noites e não ter Kurt lá. Assim, achei melhor tentar outra coisa.”

Tom Petty e a sequência dos Heartbreakers

Tom Petty encontraria o substituto definitivo de Lynch em Steve Ferrone, baterista de incontáveis e históricos nomes nos mais variados estilos. Ele permaneceria nos Heartbreakers até 2017, quando a morte do cantor interromperia as atividades do grupo em definitivo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Dave Grohl recusou entrar para a banda de Tom Petty...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades