O filme que Christopher Nolan mandou Cillian Murphy ver antes de “Oppenheimer”

Título em questão é um dos trabalhos mais famosos do diretor Milos Forman e envolve dois compositores pra lá de renomados

Na indústria cinematográfica, é normal que atores precisem assistir, a pedido de diretores, determinados filmes como forma de se prepararem para um papel. Quem teve de passar por isso recentemente foi Cillian Murphy, que precisou ver um longa vencedor do Oscar como parte de sua preparação para gravar “Oppenheimer”, o filme mais recente de Christopher Nolan.

Murphy e Nolan apareceram conversando recentemente em uma videolocadora de Paris e a conversa foi gravada pelo canal do YouTube Konbini (via Far Out). Em um momento da gravação, o diretor encontrou um DVD do clássico “Amadeus”, que retrata a vida e rivalidade dos compositores Wolfgang Mozart e Antonio Salieri.

- Advertisement -

Em seguida, Murphy se lembrou que Nolan pediu ao ator para ver o longa como parte de sua preparação para “Oppenheimer”. O motivo é que ele possui uma dinâmica parecida envolvendo J. Robert Oppenheimer, personagem de Murphy, com Lewis Strauss, vivido por Robert Downey Jr.

“Você me pediu para assistir novamente ao filme (‘Amadeus’) para me preparar para esse (‘Oppenheimer’), porque a dinâmica de Salieri/Mozart é muito similar à dinâmica de Strauss/Oppenheimer em nosso filme.”

Em seguida, Nolan complementou:

“É uma relação complicada e temos duas vertentes no filme: uma do ponto de vista do Oppenheimer, que é a sequência em cores, e as partes em preto e branco, que são o ponto de vista do Lewis Strauss do Robert Downey Jr. Eles tiveram uma relação complicada.”

Esta é uma prova de que qualquer longa pode servir de inspiração para a produção de outro no futuro, mesmo que eles tenham temáticas bem distintas, como é o caso de “Amadeus”/”Oppenheimer”.

Leia também:  Como Joni Mitchell representa o maior arrependimento de Robby Krieger

Sobre “Amadeus”

“Amadeus” é baseado na pela homônima peça de teatro criada pelo escritor britânico Peter Shaffer e foi dirigido pelo renomado diretor Milos Forman. O longa se passa na segunda metade do século 18 e retrata uma rivalidade fictícia entre o famoso compositor Wolfgang Amadeus Mozart e seu colega italiano Antonio Salieri.

O elenco do filme é composto por F. Murray Abraham, Tom Hulce, Elizabeth Berridge, Roy Dotrice e Simon Callow.

“Amadeus” foi bastante elogiado pela crítica e o público e conta 89% de aprovação no Rotten Tomatoes. O filme foi indicado a 11 Oscars – com direito a dois atores concorrendo juntos ao prêmio de Melhor Ator – e venceu em oito categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator (com F. Murray Abraham).

Leia também:  A opinião de Phil Collins sobre músicas solo e do Genesis em “Psicopata Americano”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO filme que Christopher Nolan mandou Cillian Murphy ver antes de “Oppenheimer”
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades