“Puta falta de sacanagem”: como está a fã de Restart do meme

Georgia Massa viralizou em 2010 com expressão curiosa que entrou no vocabulário popular brasileiro

Com o anúncio da retomada de atividades do Restart, uma curiosidade pode surgir na mente dos fãs: por onde anda a garota do meme “puta falta de sacanagem”?

Georgia Massa ficou famosa em 2010 após soltar uma frase errada em uma entrevista antes de um show da banda de happy rock em São Paulo – que acabou não acontecendo. Ela, que se apresentava como fã do grupo, estava irritada com o evento desmarcado em cima da hora quando soltou que o ocorrido representava uma “puta falta de sacanagem”.

- Advertisement -

No vídeo da entrevista, concedida ao jornal Folha de S. Paulo, a jovem disse aos prantos:

“Acho uma puta falta de sacanagem com o pessoal aqui, que está passando mal. Estou sem comer, estou passando mal.”

A filmagem viralizou. Não só pelo relato da jovem, na época com 16 anos, mas por toda a situação, incluindo outras entrevistas curiosas de fãs – como um admirador que afirmou que iria “xingar muito no Twitter” após o cancelamento.

Em outubro de 2020, uma década depois do ocorrido, a reportagem da BBC Brasil conversou com Georgia, que à época estava com 26 anos. Durante o bate-papo (via Whiplash), ela comentou que não se considerava fã do Restart na época e que imaginou que a repercussão da entrevista duraria apenas alguns dias ou semanas. Inicialmente, contou:

“A minha amiga decidiu comprar um CD da banda Restart e quis ir à sessão de autógrafos que aconteceria naquele dia. Eu fui junto, somente para acompanhá-la.”

De fato, Georgia passou muito mal naquele dia, pois não sabia que iria demorar tanto para assistir ao show, que nem aconteceu.

“Havia muita gente. Ninguém sabia que passaríamos horas ali. Estava calor e eu não tinha comido nada. Passei muito mal.”

Show do Restart cancelado

A apresentação do Restart foi cancelada, de acordo com a organização, por “medidas de segurança”. O motivo? Havia gente demais esperando no lado de fora.

Os responsáveis pelo show estimavam um público de 250 fãs, mas cerca de 2,5 mil pessoas apareceram no local. Os fãs presentes se recusaram a ir embora mesmo após o anúncio de que o Restart não tocaria mais. Dessa forma, a polícia teve que ser acionada para acalmar os ânimos.

Puta falta de sacanagem

Em meio às entrevistas feitas pela reportagem da Folha, que cobria a confusão, Georgia Massa soltou a célebre frase “puta falta de sacanagem”, confundindo com “puta sacanagem”. O vídeo viralizou e ela diz que até hoje recebe mensagens sobre isso.

A jovem passou a ser reconhecida em todos os lugares. Chegou até a ser convidada pelo Restart para subir no palco de um show, bem como a outros eventos e programas de TV. Em casa, porém, a recepção não foi das melhores.

“Quando a minha mãe viu aquilo, ficou muito brava. Eu não havia contado sobre o vídeo, mas quando ela descobriu, me deu uma bronca.”

Os próprios músicos e empresários do Restart apontam que o vídeo viral, com a entrevista de Georgia Massa, ajudou a dar repercussão à banda, que ainda não era conhecida de forma tão ampla.

Ameaça e bullying

Houve, por outro lado, o aspecto negativo: Georgia Massa chegou a ameaçada e até atacada por fãs de Restart. Alguns deles foram à portaria do prédio dela para ofendê-la depois que o endereço foi divulgado nas redes sociais.

Além disso, ela foi alvo de bullying na escola.

“As pessoas riam de mim e me taxavam como burra. Ainda assim, eu dizia que queria ser famosa.”

Georgia só parou de participar de programas de TV após algum tempo, diante dos problemas causados pela exposição exagerada.

Após algum tempo, ela se mudou para Campinas (SP) e, em 2020, passou a morar em Valinhos (SP), onde trabalhava na loja de automóveis de seu namorado. Além de ser lembrada pelo meme até hoje (inclusive com vários comentários e mensagens de curiosos em suas páginas nas redes), foi convidada a participar de uma propaganda com outras pessoas que viralizaram na web.

A reportagem completa está disponível no site da BBC Brasil.

A volta do Restart

Após oito anos de hiato, o Restart voltará aos palcos. Fenômeno na virada dos anos 2000 para 2010 tanto pela música quanto pelas roupas coloridas, a banda – que descrevia o próprio som com um “happy rock” – iniciará em outubro uma turnê de despedida pelo Brasil, em comemoração aos 15 anos de carreira. 

De acordo com a Folha de S. Paulo, o giro “Pra Você Lembrar” – referência à música do álbum “By Day” (2010) – terá início em São Paulo, no Espaço Unimed, no dia 7 do mês citado. A venda de ingressos inicia já nesta sexta-feira (4), pelo site Ticket 360. 

Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, ainda em 2023, e Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife, no ano que vem, também estão no roteiro do grupo. Mais informações a respeito de locais e datas devem sair em breve.

Conversando com o veículo mencionado, a banda adiantou detalhes presentes na série de apresentações. Cada performance terá 25 músicas, incluindo os hits “Levo Comigo”, “Recomeçar” e “Menina Estranha”, além de pirotecnia, efeitos especiais e imagens nostálgicas nos telões. A estética colorida continuará nos figurinos, de forma mais madura. 

Sobre a banda

Formado em 2008 em São Paulo, o Restart era composto por Pe Lanza (vocais e baixo), Pe Lu (vocais e guitarra), Koba (guitarra e vocais) e Thomas (bateria). Ao longo da carreira, a banda lançou três álbuns de estúdio: “Restart” (2009); “By Day” (2010) e “Geração Z” (2011). Para além da música, o quarteto ficou marcado pelo visual colorido, que virou febre entre os adolescentes. 

Em 2015, por meio das redes sociais, o grupo anunciou uma pausa. Parte do comunicado dizia:

“Precisamos respirar, descansar, pensar em tudo. Vivemos muito nesses 7 anos, e como quem volta cansado de uma longa viagem, a gente só quer dar um cochilo, uma esticada no corpo. Nunca estivemos tão bem entre nós quatro e sentimos nosso maior amadurecimento nessa decisão, com certeza, uma das mais duras que já tomamos.” 

No ano passado, em entrevista à Rolling Stone Brasil, Pe Lu mencionou o aniversário de 15 anos da banda, celebrado em 2023, e o desejo de um possível retorno. Já Pe Lanza, mais recentemente ao Gshow, não descartou o comeback.

“Não tivemos oportunidade de nos despedir dos fãs da maneira como eles mereciam. Mesmo oito anos afastados dos palcos, as pessoas mantêm viva nossa história. Seria mágico! Tanto nossos fãs quanto nós quatro merecemos uma despedida em grande estilo.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidades“Puta falta de sacanagem”: como está a fã de Restart do meme
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades