A música que fez o nu metal estourar, segundo vocalista do P.O.D.

Sonny Sandoval refletiu sobre elementos por trás da ascensão e queda do subgênero que estourou na virada do século

Com elementos do heavy metal, hip hop e industrial, o nu metal se estabeleceu e conquistou o mainstream no fim da década de 1990. Bandas como Korn e Deftones receberam os créditos pela popularização do rock pesado, mas pelo ponto de vista de um representante do subgênero, o nu estourou graças ao sucesso de uma música. 

Em entrevista ao The Jesea Lee Show (transcrição via Metal Injection), o vocalista do P.O.D., Sonny Sandoval, refletiu sobre a ascensão do nu metal. O artista citou “Nookie”, do Limp Bizkit, como o ponto de virada para aquele estilo.

“Quando eu penso no hype do ‘TRL’ (‘Total Request Live’, programa da MTV), no visual e no lado maluco disso, lembro que não sabia o que era nu metal, não chamávamos assim, mas lembro de ver o clipe de ‘Nookie’, do Limp Bizkit, pela primeira vez. Não importava se eu era fã do Lmp Bizkit ou não. Quando eu vi isso, achei enorme. Abrange tudo: rock and roll, rebelião, sexo… tudo. Era visualmente impressionante. Não estou dizendo que define o nu metal, mas lembro de pensar que o que quer que esteja acontecendo, vai chegar ao mundo pop.”

- Advertisement -

Sandoval ainda justificou por que acredita que o Korn, já famoso na época, não popularizou o segmento. Para o vocalista, a atitude do Limp Bizkit era mais compatível com o que o rock deveria ser.

“Embora o Korn fosse popular na época, eu nunca os vi como pop. Eles ainda eram sombrios e misteriosos. O Limp Bizkit não era misterioso. Eles jogaram tudo para fora e diziam: ‘não me importo com o que você pensa, nem se você gosta de mim ou não’. E é isso que o rock and roll deveria ser de qualquer maneira. Eu não me importo com o que você pensa. E isso é provavelmente o que desencadeou a maioria das bandas que surgiram depois que eram horríveis: ‘oh, eu quero estar em uma banda de nü-metal’.”

Leia também:  Remake de “Nosferatu” feito por diretor de “A Bruxa” ganha 1º trailer; assista

A queda do nu metal

Por fim, Sonny Sandoval atribuiu a ruína do nu metal às bandas subsequentes que imitavam o estilo de vida e a cultura por trás do gênero. 

“Assim que as bandas meio que começaram a imitar, ficou saturado. Com os caras que não tinham o estilo de vida, sabe? Quero dizer, não era a cultura deles, sabe? Você pega bandas de lugares aleatórios – tipo, Timbuktu – e de repente eles estão agindo como se fossem das ruas. Eles estão parecendo que são das ruas e estão tentando fazer rap – não é bem assim, mas foi, tornou-se um gênero. O que acontece quando fica popular? As pessoas começam a sacar e superam depois de um tempo. Descartaram por conta dos artistas que estava copiando, ou tentando copiar, ao invés de serem autênticos”

Limp Bizkit e “Nookie”

Considerada um hino do nu metal, “Nookie” foi lançada em junho de 1999 como single de “Significant Other”, segundo álbum do Limp Bizkit. A canção ganhou grande rotatividade em rádios e na MTV norte-americana e consagrou o grupo como um dos maiores fenômenos da virada do milênio. 

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA música que fez o nu metal estourar, segundo vocalista do P.O.D.
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades