Brian May explica por que usa moedas em vez de palhetas para tocar guitarra

Lendário músico do Queen tem preferência até quanto ao ano das moedas que usa para tocar

Todo guitarrista tem suas preferências, seja tipo de instrumento, espessura das cordas e até o tipo de palheta usada. Alguns até sequer usam palheta, escolhendo usar os dedos ou uma alternativa. Brian May é um desses que escolhe algo aos olhos dele melhor para tirar seus sons.

O músico do Queen ficou famoso durante os anos por recorrer a uma moeda inglesa para servir de palheta. Quando um fã lhe perguntou se ainda é o caso numa entrevista com leitores do The Guardian, ele respondeu:

“Quase sempre – sixpence [moeda de valor baixo no Reino Unido], ou os dedos. Eu costumava tocar com essas palhetinhas de plástico, mas sempre achava que elas dobravam demais. Não conseguia sentir o que estava acontecendo quando elas tocavam as cordas. Comecei a usar palhetas cada vez mais duras, mas eram rígidas demas. Um dia, eu peguei uma moeda, que calhou ser de sixpence, e eu pensei: ‘é só disso que eu preciso’. Sixpences são de metal bem macio, que não fere as cordas da guitarra, mas se eu viro para a borda serrilhada, eu posso ter aquele som articulado, percussivo e consoante – eu chamo de graunch [sic].”

- Advertisement -

May tem até uma preferência quanto à era de moedas que usa. Ele disse:

“Antes de mais ou menos 1950, elas tinham uma concentração alta de níquel, que faz delas bem macias, então eu gosto especialmente de uma sixpence de 1947 – o ano em que nasci.”

Guitarra própria

Vale lembrar que Brian May também usa uma guitarra customizada, construída por ele e seu próprio pai, Harold. Trata-se da “Red Special” ou “Old Lady”, concebida no início dos anos 60.

Leia também:  Como Joni Mitchell representa o maior arrependimento de Robby Krieger

Inicialmente, o instrumento foi gerado por Brian não ter condições de comprar um modelo de qualidade. Porém, acabou mantido por ele também gostar de desafios. Acabou virando a marca registrada do artista. 

Sobre Brian May

Nascido em Hampton Hill, Inglaterra, Brian Harold May começou a carreira na banda 1984, que posteriormente se tornou o Smile.

Na virada da década de 1970 deu início ao Queen, junto de Roger Taylor e Freddie Mercury.Após a entrada de John Deacon, o grupo embarcou em uma das histórias mais bem-sucedidas da história do rock, com mais de 300 milhões de discos vendidos em todo o planeta.

Também possui dois trabalhos solo, além de projetos com Eddie Van Halen, Kerry Elis, Chris Thompson e Tangerine Dream. Ainda participou de gravações com Black Sabbath, Paralamas do Sucesso, Meat Loaf, Hank Marvin, Foo Fighters e Five Finger Death Punch, entre outros.

Leia também:  Quem é a Mama de “Mama I’m Coming Home”, segundo Ozzy Osbourne

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesBrian May explica por que usa moedas em vez de palhetas para...
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades