Como um cover que David Bowie fez de Morrissey encerrou a amizade dos dois

Em 2004, ex-frontman do The Smiths chamou o camaleão do rock de “uma máquina, sem autenticidade”

David Bowie sempre esteve conectado com as tendências musicais. A cada novidade surgida na indústria, lá estava o britânico tentando absorver algo ou apenas se mantendo inteirado sobre o que acontecia. Não à toa, ficou conhecido entre mídia e público como o “camaleão do rock”.

Porém, o fato nem sempre resultou em bons frutos do ponto de vista pessoal. Em 1993, o cantor gravou sua interpretação para “I Know It’s Gonna Happen Someday”, música lançada um ano antes por Morrissey. O eterno frontman do The Smiths não gostou nada, dando fim a uma amizade que havia iniciado apenas três anos antes e resultado em um duo para “Cosmic Dancer”, do T. Rex, durante um show em Los Angeles.

- Advertisement -

O fato é que Bowie escolheu o cover não como uma homenagem, mas uma “cutucada”. O próprio confessou, em entrevista resgatada pelo Far Out Magazine, ter achado o arranjo de saxofone coda muito semelhante ao de “Rock ‘N’ Roll Suicide”, faixa que encerra o clássico “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” (1972).

“Reparei que ele estava copiando uma das minhas músicas e pensei: ‘não vou deixá-lo escapar impune disso.’”

Morrissey vs. David Bowie

A princípio, Morrissey levou na esportiva. Mas a coisa degringolou em 1995, quando ele foi convidado a abrir uma turnê de Bowie na Europa. O fato de ter sido colocado nos anúncios como um “convidado especial” o incomodou, se anunciando dessa forma com sarcasmo no início dos shows. Após 9 apresentações, a parceria se desfez.

Leia também:  O álbum do Aerosmith que Steven Tyler sentia que seria imortal

Anos mais tarde, o polêmico cantor relembrou a situação com direito a várias alfinetadas.

“Você tem que adorar David quando entra em seu templo. Hoje ele dá às pessoas o que acha que as deixará felizes, enquanto elas estão bocejando. Ao fazer isso, deixa de ser relevante, embora só o tenha sido por acidente mesmo.”

Em outra declaração, de 2004 (resgatada pelo Karkpost), o ataque foi ainda mais profundo.

“Bowie é uma máquina. Ele carece de autenticidade. Eu poderia contar piadas que fariam de ‘Let’s Dance’ uma música proibida.”

Sobre “I Know It’s Gonna Happen Someday”

“I Know It’s Gonna Happen Someday” foi registrada por Morrissey no álbum “Your Arsenal”, que alcançou o 4º lugar na parada britânica.

Leia também:  Beyoncé vai lançar um álbum de rock após country? Entenda a teoria

O cover de Bowie faz parte de “Black Tie White Noise”, que chegou ao topo do mesmo chart, além de ter faturado disco de ouro – feito repetido no Japão e Canadá.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo um cover que David Bowie fez de Morrissey encerrou a amizade...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades