Noel Gallagher conta história das guitarras que ganhou de Johnny Marr

Les Paul usada em "Definitely Maybe" havia pertencido a Pete Townshend, que a deu para o guitarrista dos Smiths

A amizade duradoura entre Noel Gallagher e Johnny Marr é bem documentada. Os dois tinham uma relação de aprendiz e mestre, respectivamente, desde os tempos antes do Oasis despontar – a ponto do guitarrista dos The Smiths presentear o amigo com alguns instrumentos vitais da carreira de sua banda.

Em entrevista ao canal That Pedal Show, com transcrição própria, Gallagher contou sobre a generosidade de Marr:

“Quando estávamos gravando ‘Definitely Maybe’ – a primeira tentativa, em Monnow Valley, no País de Gales –, eu tinha uma Les Paul da Epiphone, porque eu não tinha dinheiro pra comprar uma de verdade. E eu também… eu gostava da aparência da Les Paul, mas os Beatles tocavam Epiphones, logo era bom o suficiente para mim. Eu conhecia o Johnny Marr tinha uns dois ou três anos e ele mandou algumas guitarras para a gente usar na gravação.”

- Advertisement -

Quando Noel viu o que Johnny havia enviado, ficou com o queixo no chão.

“Eu nunca vou esquecer. Ele mandou essa Rickenbacker preto e branca, num case detonado. E eu fico olhando pra ela, porque eu sei. E penso: ‘certamente ele não é louco o suficiente para mandar a guitarra dos Smiths para um bando de marginais de um centro habitacional de South Manchester’. Acontece que, sim, ele era!”

As guitarras de Johnny Marr para Noel Gallagher

Leia também:  A opinião de Geezer Butler sobre Slipknot, Fear Factory e nu metal em geral

Além da Rickenbacker, Johnny Marr também falou para Noel Gallagher que iria mandar uma Les Paul de verdade. Segundo o ex-líder do Oasis, a primeira coisa a sair quando ele começou a tocar o instrumento foi uma versão inicial de “Slide Away”. Gallagher acabou usando a guitarra em quase todas as faixas de “Definitely Maybe”, disco de estreia do grupo.

Noel se apaixonou pela Les Paul e Marr disse que ele podia ficar com o instrumento. Anos depois, ao levá-la para reparos, Gallagher foi informado de algo curioso: o braço e o corpo não eram da mesma época. Tratava-se de uma guitarra “Frankenstein”.

Ele perguntou ao amigo onde havia conseguido o instrumento e Marr respondeu ter ganho de ninguém menos que Pete Townshend, guitarrista do The Who. Além disso, um dos maiores singles dos Smiths foi gravado usando aquela Les Paul: “Panic”.

Ao saber disso, Noel tomou uma decisão interna:

“Agora sim que não vou devolver essa guitarra pro Johnny!”

Confira abaixo a entrevista completa de Noel Gallagher no That Pedal Show (em inglês).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesNoel Gallagher conta história das guitarras que ganhou de Johnny Marr
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades