Frank Kozik: morre autor de capas de Offspring, Melvins e mais

Além do trabalho com design, artista foi fundador do selo Man’s Ruin Records, que lançou mais de 220 compactos e álbuns

O artista gráfico Frank Kozik morreu aos 61 anos no último sábado (6). A informação foi confirmada pela família, que não revelou a causa, se limitando a dizer que o falecimento ocorreu de forma inesperada.

Nascido em Madri, Espanha, e radicado nos Estados Unidos desde os 14 anos de idade, ele se destacou criando pôsteres para shows da cena punk do Texas. Com o tempo, passou a ser chamado para outros trabalhos, incluindo capas de álbuns e singles, além de videoclipes – o mais famoso foi “Pretty Noose”, do Soundgarden.

- Advertisement -

Diz a nota assinada por sua esposa, Sharon:

“Estamos arrasados em informar que Frank Kozik faleceu inesperadamente no último sábado. Frank era um homem maior do que ele, um ícone em cada um dos gêneros em que trabalhou. Ele mudou dramaticamente todos os setores dos quais fazia parte. Foi uma força criativa da natureza. Somos muito além de sortudos e honrados por ter feito parte de sua jornada. Sua falta será sentida além do que as palavras poderiam expressar.”

Entre 1995 e 2001, administrou seu próprio selo, Man’s Ruin Records, sob a qual lançou mais de 220 compactos e álbuns completos, incluindo o single e o disco de estreia do Queens of the Stone Age.

Leia também:  Guitarrista do Foreigner, Mick Jones revela diagnóstico de Parkinson

Ainda produziu artes para uma gama diversificada de músicos, como The Offpsring (capa de “Americana”), Melvins (capa de “Houdini”), Nirvana, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, The White Stripes, The Beastie Boys, The Butthole Surfers, Green Day, Neil Young, Sonic Youth, Entombed, Orange Goblin, Nebula e muitos outros.

Os clientes comerciais de Kozik incluíram marcas como Nike, Gatorade, Absolute Vodka, Oakley, Harley Davidson e Spike TV.

Em 2001, Frank deixou o mundo da música para se dedicar em tempo integral às artes plásticas e ao movimento emergente Vinyl Art Toy. Projetou mais de trezentos brinquedos entre avulsos e coleções. Seis anos mais tarde iniciou sua própria marca, Ultraviolence™, produzindo edições limitadas e esculturas de bronze.

Leia também:  Tecladista ucraniano Vitalij Kuprij morre aos 49 anos

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasFrank Kozik: morre autor de capas de Offspring, Melvins e mais
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades