O que Tom Petty pensava sobre suposto plágio do Red Hot Chili Peppers

Suspeitas pairavam especificamente nas partes de guitarra de “Dani California”, lançada em 2006

Primeira faixa lançada para promover o álbum “Stadium Arcadium” (2006), “Dani California” foi a terceira e até o momento última música do Red Hot Chili Peppers a entrar no Top 10 do Billboard Hot 100, principal parada de singles dos Estados Unidos. A canção ficou em 6º lugar na sua semana de lançamento.

Ouça a seguir.

- Advertisement -

Porém, ela também chamou atenção por conta de um aspecto polêmico. Alguns ouvintes concluíram que as linhas de guitarra de John Frusciante lembravam demais as de “Mary Jane’s Last Dance”, composição de Tom Petty gravada com o The Heartbreakers no ano de 1993.

Confira abaixo.

O próprio músico fez questão de descartar qualquer reclamação de sua parte quando questionado sobre o tema pela Rolling Stone – em resgate da Far Out Magazine.

“Duvido seriamente que tenha havido qualquer intenção negativa nisso. Muitas músicas de rock and roll soam parecidas. Pergunte a Chuck Berry. Os Strokes pegaram ‘American Girl’ (para sua música ‘Last Nite’), e eu vi uma entrevista com eles onde eles realmente admitiram isso. Aquilo me fez rir alto. Eu estava tipo, ‘OK, bom para vocês.’ Isso não me incomoda. Se alguém pegasse uma música minha nota por nota e a roubasse maliciosamente, então talvez eu fizesse algo a respeito.”

De qualquer modo, Tom deixava claro não ter qualquer intenção de resolver esse tipo de situação na justiça.

“Não acredito muito em processos. Acho que já existem processos frívolos suficientes neste país sem pessoas brigando por causa de canções pop.”

O elo entre Red Hot Chili Peppers e Tom Petty

Curiosamente, tanto “Dani California” quanto “Mary Jane’s Last Dance” foram produzidas por Rick Rubin. Conforme várias análises feitas online, elas possuem a mesma progressão de acordes e até mesmo o tema lírico. Porém, ninguém quis levar a questão adiante.

Leia também:  Bill Wyman ainda sonha que está tocando com os Rolling Stones

Tom Petty faleceu em 2 de outubro de 2017, aos 66 anos. A causa da morte, de acordo com exames feitos por legistas, foi uma overdose acidental de medicamentos para dor.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO que Tom Petty pensava sobre suposto plágio do Red Hot Chili...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades