O recado de Kirk Hammett a quem fica detonando seus solos no Metallica

Guitarrista não vê o ponto de solos cheios de arpejos ou sweep picking, os comparando mais com esportes do que música

Kirk Hammett está de saco cheio de pessoas criticando seus solos e se dizendo capazes de tocar melhor que ele. O guitarrista do Metallica deu uma entrevista para a Total Guitar desopilando o fígado sobre os haters de seu trabalho mais recente no grupo.

Sobre as críticas a respeito do solo gravado para o single “Lux Æterna”, bastante criticado e alvo até de uma regravação por parte de um youtuber famoso, ele diz:

“Sim, meus amigos da rua conseguem tocar um solo melhor que o de ‘Lux Æterna’ – mas para quê? Para mim, o que é apropriado é tocar para a canção e tocar no momento.”

- Advertisement -

Sobre os vídeos de fãs “consertando” o solo, ele brinca:

“Eu estava rindo o tempo inteiro. Eu poderia alinhar seis ou sete arpejos de sete oitavas em semicolcheias, ficar o dia inteiro praticando e mandar um: ‘ei, olha o que consigo fazer’. Mas onde que eu vou colocar isso? Não funciona em nenhuma música do Metallica!”

Kirk Hammett antifritação

Ainda durante a entrevista, Kirk Hammett não poupou críticas à prática de solos construídos em cima de arpeggios e sweep picking. O guitarrista apontou que as técnicas são usadas na maior parte de maneira vazia, sem expressão verdadeira.

Leia também:  Jeff Hanneman morreu há 11 anos; veja outros fatos da música em 2 de maio

Ele, no entanto, falou sobre guitarristas capazes de usar técnica apurada e os usou em comparação:

“Allan Holdsworth, Eddie Van Halen, Joe Satriani, Yngwie Malmsteen – todos eles tocam do coração. Mas para muitos caras é tipo esportes, Olimpíadas. Música precisa refletir beleza, criatividade, sentimentos, vida. Tem um lugar e uma plateia para tudo isso, mas acho que chega uma hora em que pessoas cansam disso.”

Recentemente, Hammett já havia declarado para a Total Guitar (via Loudwire) sua insatisfação de precisar tocar o solo de “Master of Puppets” nota por nota.

“O que vou falar alguns podem odiar, mas fico de saco cheio de ter que tocar aquele maldito solo em ‘Master of Puppets’ todo show. Pessoas amam aquele solo de guitarra e vem pra ver aquilo. Tranquilo. Durante aquela parte da nossa carreira, todos os solos eram fechados. Eu nem os encaro como solos mais. São partes. Eu fico entediado com isso, mas pessoas ficam empolgadas de ouvir.”

Metallica, “72 Seasons” e “M72”

Novo álbum do Metallica, “72 Seasons” sai nesta sexta-feira (14). O trabalho tem 12 faixas e foi produzido por Greg Fidelman, James Hetfield e Lars Ulrich, mantendo o trio que exerceu a função no disco de inéditas anterior, “Hardwired… to Self-Destruct” (2016). Será o segundo álbum distribuído através do Blackened Recordings, selo independente de propriedade da banda.

Leia também:  Allianz Parque passa a cobrar taxa de administração em ingressos para shows

A turnê “M72” começará em 27 de abril. A excursão contará com 2 shows por cidade, com setlist e atrações de abertura diferentes em cada data. Por enquanto, há shows marcados apenas para Europa e América do Norte até setembro de 2024.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasO recado de Kirk Hammett a quem fica detonando seus solos no...
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades