Como Bruce Springsteen influenciou a fala mais popular de “Taxi Driver”

Entenda como uma simples frase dita pelo cantor em um show ajudou a inspirar Robert De Niro

“Taxi Driver” (conhecido como “Taxi Driver – Motorista de Táxi” no Brasil) é um dos filmes mais conhecidos do renomado diretor Martin Scorsese. O longa retrata a jornada de Travis Bickle (vivido por Robert De Niro), um motorista de táxi e veterano da Guerra do Vietnã que fica, aos poucos, cada vez mais perturbado graças a sua solidão e alienação.

O personagem se tornou um dos mais famosos da carreira do ator, graças a inúmeras cenas famosas do filme. E você sabia que uma delas teve influência de Bruce Springsteen?

- Advertisement -

Não conhecia esta curiosidade envolvendo “Taxi Driver” e o cantor? Abaixo, vamos explicar melhor esta história para você. Continue a leitura.

Fala apareceu na famosa cena do espelho

A cena de “Taxi Driver” com tal influência de Bruce Springsteen se trata de uma das mais famosas – senão a mais – do filme.

Estamos falando justamente daquele monólogo em que Travis Bickle conversa com ele mesmo, enquanto olha para o espelho e aponta uma arma para o objeto.

Em um determinado momento, Travis diz para seu reflexo: “tá falando comigo?”. Relembre a cena no vídeo abaixo, em registro dublado para o português ou em inglês (sem legendas).

Leia também:  Crítica: Em “Rivais”, emoções intensas dos personagens brilham na tela

Mas qual foi exatamente a influência de Springsteen na cena?

Alguns dias antes de gravá-la, Robert De Niro foi assistir a uma apresentação do cantor em Nova York, acompanhado de Martin Scorsese. Era parte de uma série de shows de Bruce Springsteen na cidade para promover o álbum “Born to Run”.

Quando o público começou a chamar Bruce pelo nome, após tocar a canção “Quarter to Three”, ele respondeu com a seguinte frase: “vocês estão falando comigo?”. Robert De Niro gostou tanto dela que resolveu usá-la no filme.

Uma rápida curiosidade envolvendo esta cena é que ela não estava presente no roteiro de “Taxi Driver”. Foi completamente improvisada por Robert De Niro.

Paul Schrader, roteirista do filme, já confirmou o fato.

“É a melhor parte do filme, e eu sequer a escrevi.”

Lenda urbana, Bruce Springsteen?

Bruce Springsteen já se manifestou sobre este assunto. E o que ele disse a respeito da fala de Travis Bickle?

Leia também:  A melhor banda grunge na opinião de Jerry Cantrell (Alice in Chains)

Para ele, esta história não passa de mais uma lenda urbana que foi criada pelo público. Mas não é bem assim.

Martin Scorsese, por exemplo, acredita que De Niro realmente se inspirou na fala do cantor ao gravar a cena.

“Não, eu acho que é (verdade). Ninguém sabe. Porque ninguém tem ideia de onde ela (a fala) veio.”

Além disso, quem já desmentiu Bruce Springsteen foi o próprio saxofonista Clarence Clemons, da E Street Band, o famoso grupo que acompanha o cantor em seus shows.

Em seu livro de memórias, Clemons revelou que enquanto treinava De Niro para tocar o instrumento, parte de sua preparação para o filme “New York, New York”, o ator confessou para ele que pegou a frase de Bruce Springsteen.

Quem diria que uma frase tão simples dita por Bruce Springsteen em um show influenciou uma das cenas mais famosas do cinema, não é mesmo?

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Bruce Springsteen influenciou a fala mais popular de “Taxi Driver”
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades