Scorpions atinge 1 bilhão de visualizações no YouTube com “Wind of Change”

Hit do álbum "Crazy World" (1990) e símbolo musical do fim da União Soviética, canção é a primeira da banda a atingir marca

O videoclipe de “Wind of Change”, do Scorpions, atingiu a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube. A banda conseguiu o feito, pela primeira vez em sua carreira, no último fim de semana.

Em publicação nas redes sociais, os músicos agradeceram aos fãs pelo feito.

“Que marco. Obrigado a todos os apoiadores do rock por assistirem.”

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Dirigido por Wayne Isham, o clipe intercala imagens de arquivo de guerras e da época do Muro de Berlin com uma performance em preto e branco do grupo. Assista abaixo.

Agora, a faixa se junta ao chamado clube do bilhão de visualizações no YouTube. No segmento do rock, ele se une aos seguintes:

  • Guns N’ Roses – “November Rain”
  • Linkin Park – “Numb”
  • Queen – “Bohemian Rhapsody”
  • Nirvana – “Smells Like Teen Spirit”
  • Guns N’ Roses – “Sweet Child O’Mine”
  • Linkin Park – “In the End”
  • Arctic Monkeys – “Do I Wanna Know”
  • 4 Non Blondes – “What’s Up”
  • The Cranberries – “Zombie”
  • System of a Down – “Chop Suey”
  • Metallica – “Nothing Else Matters”
  • Bon Jovi – “It’s My Life”
  • AC/DC – “Thunderstruck”
  • Evanescence – “Bring Me to Life”
  • Coldplay – “The Scientist”
  • Europe – “The Final Countdown”
  • R.E.M. – “Losing My Religion”
  • Audioslave – “Like a Stone”
  • The Police – “Every Breath You Take”
  • Harry Styles – “Sign of the Times”
  • Red Hot Chili Peppers – “Californication”

Próximos para o clube do bilhão do rock

Os próximos candidatos a atingirem o marco, conforme levantamento de IgorMiranda.com.br feito em janeiro, estão listados abaixo. Os números podem estar ligeiramente desatualizados.

  • No Doubt – “Don’t Speak” (964 milhões)
  • Hoobastank – “The Reason” (936 milhões)
  • AC/DC – “Back in Black” (913 milhões)
  • Bon Jovi – “Always” (905 milhões)
  • Evanescence – “My Immortal” (888 milhões)
  • The Verve – “Bitter Sweet Symphony” (878 milhões)
  • Disturbed – “The Sound of Silence” (874 milhões)
  • Survivor – “Eye of the Tiger” (857 milhões)
  • Toto – “Africa” (835 milhões)
  • Coldplay – “Yellow” (829 milhões)
  • Queen – “Don’t Stop Me Now” (809 milhões)
  • Coldplay – “Viva La Vida” (788 milhões)
  • Radiohead – “Creep” (761 milhões)
  • 3 Doors Down – “Here Without You” (757 milhões)
  • Guns N’ Roses – “Paradise City” (752 milhões)
  • System of a Down – “Toxicity” (735 milhões)
  • Rod Stewart – “I Don’t Want To Talk About It” (734 milhões)
  • Guns N’ Roses – “Patience” (727 milhões)
  • Guns N’ Roses – “Don’t Cry” (720 milhões)
  • Bryan Adams – “Please Forgive Me” (709 milhões)
  • Green Day – “Boulevard of Broken Dreams” (693 milhões)
  • Gorillaz – “Feel Good Inc” (691 milhões)
  • Red Hot Chili Peppers – “Otherside” (672 milhões)
  • Extreme – “More Than Words” (659 milhões)
  • Aerosmith – “Crazy” (633 milhões)
  • Gorillaz – “Clint Eastwood” (617 milhões)
  • Linkin Park – “What I’ve Done” (587 milhões)
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*Artistas do “clube do bilhão” considerados “híbridos”, que mesclam rock com outros gêneros (geralmente pop) de forma mais evidente – como Coldplay (em sua fase mais atual), Twenty One Pilots e A-ha, por exemplo –, não foram considerados neste levantamento.

**Todos os números consideram apenas vídeos veiculados em canais oficiais de seus respectivos artistas no YouTube.

Scorpions e “Wind of Change”

“Wind of Change” foi lançada no 11° álbum de estúdio do Scorpions, “Crazy World” (1990), e tem composição assinada pelo vocalista Klaus Meine. A inspiração surgiu em 1989, durante uma passagem da banda pela União Soviética para se apresentar no Moscow Music Peace Festival.

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O evento, que também contou com Ozzy Osbourne, Bon Jovi e Mötley Crüe, foi realizado cerca de dois anos antes do Estado socialista, que contemplava Rússia e outros países, se dissolver e ceder ao sistema econômico do restante do mundo. A canção saiu no ano em que o país de origem do grupo, Alemanha, se reunificou com a queda do Muro de Berlim e foi divulgada como single em janeiro de 1991, meses após o fracasso de um golpe dos governantes locais para retomar o poder.

Dessa forma, “Wind of Change” se tornou icônica sobretudo na Europa, como uma espécie de “música-tema do fim da União Soviética”. A ideia da letra era expressar todo aquele sentimento de mudança sem entrar em questões políticas mais específicas.

Outra característica marcante da canção é o assobio de Meine, feito apenas para orientar a melodia. A gravadora queria que o som fosse retirado, pois “não iria funcionar para o público americano”. No entanto, o empresário Doc McGhee não deixou, afirmando que era uma parte importante da música.

Em shows do ano passado, como forma de apoiar a Ucrânia após as invasões russas, a banda alterou o verso inicial da letra para: “Now listen to my heart / It says Ukraine, waiting for the wind to change” (“Agora ouça meu coração / Ele diz Ucrânia, esperando pelo vento da mudança”).

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Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

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