Acusado de antissemitismo, Roger Waters tem show cancelado em Frankfurt

Decisão foi tomada por conselho municipal da cidade alemã; ex-integrante do Pink Floyd é conhecido por liderar boicote cultural a Israel

O conselho municipal de Frankfurt anunciou, na última sexta-feira (24), que um show de Roger Waters na cidade, anteriormente marcado para acontecer no Festhalle em 28 de maio, está cancelado. A decisão foi baseada no histórico de posições vistas pela entidade como antissemitas. O país, vale lembrar, tem leis que tipificam antissemitismo como crime.

Em uma declaração oficial, o conselho municipal categorizou a posição anti-Israel do cantor como prova de seu status de “um dos antissemitas mais famosos do mundo”. A entidade apontou os esforços do ex-integrante do Pink Floyd em promover um boicote cultural ao país, devido a uma política aplicada agressivamente pelo governo israelense com relação a cidadãos palestinos que muitas outras autoridades compararam ao apartheid na África do Sul.

- Advertisement -

Waters também apresentou comportamentos durante seus shows que foram considerados “preocupantes”, conforme apontado pela declaração do conselho municipal de Frankfurt. Durante a The Wall Tour, que teve mais de 200 shows entre 2010 e 2013, fazia parte da produção um porco voador estampado com a estrela de Davi junto de várias logomarcas corporativas.

Leia também:  Morrissey ainda não devolveu cachê de shows cancelados no Brasil, dizem produtoras

O local escolhido para o show de Waters ainda tem uma conotação histórica pesada com relação ao antissemitismo. Em novembro de 1938, o Festhalle foi usado para deter 3 mil judeus da região antes de enviá-los aos campos de concentração.

O conselho municipal invocou seu direito de cancelar essa apresentação, uma vez que a cidade é dona de 60% do Festhalle, com os outros 40% pertencendo ao estado de Hesse. Em nota, o Conselho Central de Judeus Alemães declarou:

“A decisão da cidade de Frankfurt e o estado de Hesse mostram que o antissemitismo na arte e na cultura não precisa ser tolerado.”

No total, Roger Waters havia anunciado cinco datas na Alemanha. Além de Frankfurt, protestos estão em curso contra as apresentações em Berlim, Munique e Colônia – no caso desta última, integrantes do conselho municipal entraram com um pedido no último dia 22 para cancelar o show na cidade.

Shows cancelados na Polônia

Em outras circunstâncias, Roger Waters também teve shows cancelados na Polônia. O músico se apresentaria em Cracóvia, nos dias 21 e 22 de abril.

Leia também:  Ator de “Top Gun” original processa Paramount por uso de imagem em “Maverick”

A nota oficial divulgada na época se limita a anunciar a decisão, sem mais explicações. Porém, informações obtidas nos bastidores dão conta de que recentes posicionamentos do músico sobre o atual conflito na Ucrânia teriam influenciado.

Pouco tempo antes do cancelamento, Waters publicou uma carta aberta direcionada a Olena Zelenska, primeira-dama ucraniana. Nela, pede que o país esteja disposto a negociar o fim do conflito com a Rússia, além de criticar as nações que fornecem suporte de armamento. O texto gerou uma série de críticas ao ex-líder do Pink Floyd.

Em postagem nas redes sociais, Waters se manifestou negando ter sido o responsável pelo cancelamento dos shows, contrariando o que fontes locais teriam alegado.

Roger Waters e “This is Not a Drill”

A parte europeia da atual turnê de Roger Waters, “This is Not a Drill”, terá início dia 17 de março de 2023 em Lisboa, Portugal, se estendendo até junho.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasAcusado de antissemitismo, Roger Waters tem show cancelado em Frankfurt
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades