Shows de Roger Waters na Polônia são cancelados após falas sobre Ucrânia

Músico faria duas apresentações na cidade de Cracóvia em abril; conselho local estuda declará-lo persona non grata

As duas apresentações que Roger Waters faria em Cracóvia, Polônia, nos dias 21 e 22 de abril, foram canceladas pelos promotores. A nota oficial divulgada no último domingo (25) se limita a anunciar a decisão, sem mais explicações.

Porém, informações obtidas nos bastidores dão conta de que recentes posicionamentos do músico sobre o atual conflito na Ucrânia teriam influenciado.

- Advertisement -

Recentemente, Waters publicou uma carta aberta direcionada a Olena Zelenska, primeira-dama ucraniana. Nela, pede que o país esteja disposto a negociar o fim do conflito com a Rússia, além de criticar as nações que fornecem suporte de armamento. O texto gerou uma série de críticas ao ex-líder do Pink Floyd.

Mas não para por aí: o conselho municipal de Cracóvia estuda declarar Roger persona non grata, em uma votação que pode ocorrer na próxima quarta-feira. A ação foi proposta pelo conselheiro Lukasz Wantuch.

Em postagem nas redes sociais, Waters se manifestou negando ter sido o responsável pelo cancelamento dos shows, contrariando o que fontes locais teriam alegado.

“Nem eu nem pessoas ligadas a mim cancelariam os shows. É verdade que um vereador de Cracóvia, o senhor Łukasz Wantuch, ameaçou realizar uma reunião pedindo ao conselho que me declarasse ‘persona non grata’ por causa dos meus esforços públicos para encorajar todos os envolvidos na desastrosa guerra na Ucrânia, especialmente os governos dos EUA e da Rússia, trabalhar para uma paz negociada, em vez de escalar as coisas para um desfecho amargo que poderia ser uma guerra nuclear e o fim de toda a vida neste planeta.

Apesar de este camarada Łukasz Wantuch parecer não saber nada da minha história de trabalho, toda a minha vida, a algum custo pessoal, a serviço dos direitos humanos, ele, em um artigo de um jornal local, exortou o bom povo de Cracóvia a não comprar ingressos para o meu show. Não é muito democrático. Se o senhor Łukasz Wantuch atingir o seu objetivo e os meus próximos concertos em Cracóvia forem cancelados, será uma triste perda para mim, porque tenho estado ansioso por partilhar a minha mensagem de amor com o povo local, algo que tenho feito muitas turnês ao longo de uma carreira que durou mais de cinquenta anos.

E também, lamentavelmente, vai negar ao povo de Cracóvia a oportunidade de ver meu show atual, ‘This is Not a Drill’, que é uma adição importante ao corpo de trabalho de uma vida inteira. Sua censura draconiana do meu trabalho lhes negará a oportunidade de tomar suas próprias decisões.”

Roger Waters e “This is Not a Drill”

A turnê “This is Not a Drill” segue pela América do Norte até 15 de outubro. A parte europeia terá início dia 17 de março de 2023 em Lisboa, Portugal, se estendendo até junho.

Leia também:  Per Gessle reage a versões de Roxette por Pabllo Vittar, Gusttavo Lima e mais

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasShows de Roger Waters na Polônia são cancelados após falas sobre Ucrânia
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades