A música do Queen que pode ter criado o thrash metal, segundo Brian May

Faixa citada pelo músico durante entrevista para a Total Guitar está presente no álbum “Sheer Heart Attack” (1974)

De acordo com Brian May, uma música específica do Queen pode ter criado o thrash metal, gênero popularizado por bandas como Metallica, Slayer, Anthrax e Megadeth.

Em entrevista à Total Guitar, o guitarrista abordou suas influências musicais, sua relação com performances ao vivo, a história de certa composições, entre outros tópicos. A certa altura, o entrevistador Chris Bird perguntou se May considerava a faixa “Stone Cold Crazy”, presente no álbum “Sheer Heart Attack” (1974) e regravada posteriormente pelo Metallica, a mais pesada do Queen. O músico respondeu em concordância:

“Acho que sim. ‘Stone Cold Crazy’ remete a um longo caminho. Foi uma das primeiras músicas que tocamos juntos, então é interessante que ela tenha aparecido só no terceiro álbum. Acho que tocamos ‘Stone Cold Crazy’ em nossos primeiros shows. Freddie tinha composto a letra com sua antiga banda e o riff original era muito diferente, soava como o riff de ‘Tear It Up’.

Eu pensei: ‘essa letra é frenética, então a música deve ser frenética também’. Então eu coloquei esse riff na música, que as pessoas me dizem que é o nascimento do thrash metal ou algo do tipo. Eu não sei sobre isso, mas era incomum na época tocar nesse ritmo.”

- Advertisement -

Em seguida, Brian declarou que a versão original de “Stone Cold Crazy” não tinha muito ritmo e que parecia com “várias outras coisas da época”. Por isso, ele decidiu acrescentar um riff, responsável por mudar toda a dinâmica da faixa, a tornando mais veloz – e por, possivelmente, ter originado o thrash metal na opinião de algumas pessoas.

Leia também:  A música desconhecida do Mötley Crüe que integrantes querem voltar a tocar

Confira abaixo um vídeo do Metallica tocando “Stone Cold Crazy” em 1992.

Queen, Brian May e “Stone Cold Crazy”

Ainda durante a entrevista, Brian May recordou o processo de gravação de “Stone Cold Crazy”. O guitarrista descreveu o momento como “divertido”, devido à intensidade da faixa.

“Eu acho que nós não levamos a música tão a sério e talvez seja por isso que ela só tenha aparecido no terceiro álbum. Mas é boa e pesada. Eu ainda me lembro de como foi entrar no estúdio para fazer a versão definitiva dela, foi mais veloz do que nunca. Havia muita adrenalina.”

Leia também:  Por que Eddie Vedder não queria lançar “Better Man”, do Pearl Jam

Além da presumível contribuição ao thrash metal, “Stone Cold Crazy” teve importância para o guitarrista por outros motivos. Em suas palavras, a faixa melhorou as habilidades do Queen no estúdio.

“‘Stone Cold Crazy’ é um bom exemplo do Queen gravando no estúdio, mas com a atmosfera do ‘ao vivo’. Começamos a fazer isso a partir daquele momento. Depois que você entende essa dinâmica, você começa a achar que está tocando ao vivo, quando na verdade está em estúdio. Portanto, não soa calculado e sim real e espontâneo. Acho que fizemos tudo em um take só, não fizemos um take atrás do outro. Foi quando começamos a dominar o estúdio.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música do Queen que pode ter criado o thrash metal, segundo...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades