David Crosby ligou para se desculpar com Graham Nash antes de morrer

Músicos passaram os últimos anos em conflitos que também incluíam os companheiros Stephen Stills e Neil Young

O Crosby, Stills & Nash se apresentou pela última vez em 2015, na Europa. Considerando os períodos em que Neil Young os acompanhou, a última turnê ocorreu em 2006. Depois, apenas em alguns eventos especiais, como o Bridge School Benefit.

As relações pessoais entre os envolvidos azedaram posteriormente. Entre alguns mais, entre outros menos. Mesmo assim, eles não deixaram de se apoiar em momentos cruciais, como na briga de Young contra o Spotify pela disseminação de fake news durante a pandemia.

- Advertisement -

Além disso, ao menos um pouco da amizade foi retomada antes de David Crosby (à esquerda na foto) falecer, no último dia 18 de janeiro, aos 81 anos. Em entrevista à agência de notícias AARP, Graham Nash (à direita na foto) falou sobre a reaproximação que ocorreu recentemente.

“O fato é que estávamos um pouco mais próximos no final. Crosby me enviou uma mensagem de voz dizendo que queria conversar para se desculpar e poderíamos marcar um horário para conversar. Mandei um e-mail de volta e disse: ‘ok, me ligue às 11 horas de amanhã, seu horário, que são duas horas na Costa Leste’. Ele nunca ligou e depois sumiu.”

O músico ainda deixou claro imaginar que o amigo sabia que seus dias estavam contados. Tanto que a notícia da morte não foi realmente uma grande surpresa.

“Ele era um homem muito inteligente. Eu não duvidaria que ele soubesse estar realmente no final. A verdade é que esperávamos que David falecesse pelos últimos 20 anos, já que tinha muitos problemas de saúde. Fez um transplante de fígado e tinha 7 stents nas válvulas cardíacas.”

Mesmo assim, Graham prefere guardar boas lembranças.

“A última mensagem foi muito significativa para mim. Tornou a morte um pouco mais fácil de assimilar. Ele era meu querido amigo, o melhor por mais de 50 anos. Só posso me concentrar nas coisas boas.”

Em uma entrevista de 2016 ao radialista Howard Stern, David Crosby declarou que Graham Nash o considerava “responsável por tudo de ruim que acontece no mundo, desde a Guerra da Coreia”. À época, ele dizia ter contato apenas com Stephen Stills, após ter insultado a esposa de Neil Young, o que levou a um rompimento de contatos.

Leia também:  A música do Iron Maiden mais difícil de cantar, segundo Bruce Dickinson

Sobre David Crosby

Nascido em Los Angeles, David Van Cortlandt Crosby despontou com o The Byrds. Juntou-se à banda em 1964, participando de 5 discos, além de ter produzido a reunião na década seguinte.

Em 1968 formou o Crosby Stills & Nash, junto de Stephen Stills (Buffalo Springfield) e Graham Nash (The Hollies). O trio contou com a adição de Neil Young em vários momentos da carreira, além de períodos apenas com Crosby e Nash. Em 2016 as atividades foram cessadas.

De 1996 a 2004 participou do CPR, com seu filho James Raymond e o guitarrista Jeff Pevar. O grupo lançou 2 álbuns de inéditas e outros 2 ao vivo.

Entre várias colaborações com colegas, se destacam Phil Collins, David Gilmour, Elton John, James Taylor e Joni Mitchell.

Leia também:  As músicas dos Beatles em “Sgt. Peppers” que John Lennon não gostava

Paralelamente à música, defendeu suas opiniões políticas abertamente ao longo da vida, muitas vezes de forma ambígua – como pacifista e partidário do porte de armas. Famoso pelo posicionamento a favor da maconha, criou uma marca de produtos derivados da planta que, segundo ele, permitiu que fizesse música por tanto tempo – seja com inspirações ou como tratamento complementar a um problema no ombro.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesDavid Crosby ligou para se desculpar com Graham Nash antes de morrer
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades