BMG é acusada de se recusar a pagar direitos de “Uptown Funk” a herdeiros da Gap Band

rmãos Robert e Ronnie Wilson apareceram creditados no hit de Bruno Mars e Mark Ronson após um acordo feito em 2015

De acordo com processo apresentado em um tribunal federal em Manhattan, a gravadora BMG se recusou a pagar direitos autorais da música “Uptown Funk” aos herdeiros dos membros da Gap Band, Robert e Ronnie Wilson. As informações são da revista Rolling Stone

Os irmãos apareceram nos créditos do hit de Bruno Mars e Mark Ronson após um acordo em 2015. Eles estão entre os compositores da canção “Oops Upside Your Head”, de 1979, usada de base para “Uptown Funk”, de 2014. Cada um deles recebeu 3,4% dos direitos autorais. 

- Advertisement -

Em 1978, Ronnie e Robert cederam os direitos de “Oops Upside Your Head” para uma empresa terceirizada, mas encerraram a parceria em setembro de 2016, tornando-se os detentores legais novamente. A companhia em questão foi adquirida pela BMG em 2015. 

Leia também:  Steven Tyler obtém vitória na Justiça em acusação de abuso sexual

Linda Wilson, viúva de Ronnie, e Robin e LaTina Wilson, filhas de Robert, alegam que a BMG usou o dinheiro dos royalties para benefício próprio ou desviou o valor para outro lugar. Afirmam ainda que a companhia não quis prestar contas, mesmo após diversos pedidos. 

Até o momento, a BMG não se pronunciou. O tribunal exige um julgamento para investigar a possível quebra de contrato e pede que a companhia contabilize a quantia que Linda, Robin e LaTina receberiam com “Uptown Funk”, levando em consideração o acordo de 2015. O nome do terceiro integrante da banda e único ainda vivo, Charlie Wilson, não está envolvido na acusação.

Polêmicas de “Uptown Funk”

“Uptown Funk” recebeu várias queixas de violação de direitos autorais. Além da semelhança com “Oops Up Side Your Head”, em 2015 a artista sérvia Viktorija comparou a faixa com sua canção “Ulice mračne nisu za devojke”, lançada com o grupo Aska em 1984. No ano seguinte, a banda de electrofunk Collage processou Mark Ronson e Bruno Mars por plágio do single “Young Girls” (1983). 

Leia também:  Men at Work cancela show na Colômbia após músicos esquecerem de tomar vacina

Um grupo de rap chamado The Sequence também entrou com uma ação judicial, declarando que a letra do sucesso é uma cópia de sua música “Funk You Up” (1979).  Em 2017, a empresa Lastrada Entertainment, que controla os direitos de catálogos musicais, comparou “Uptown Funk” com “More Bounce to the Ounce” (1980), de Zapp.

Os resultados das ações mencionadas não foram divulgados.

*Texto por Maria Eloisa Barbosa.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasBMG é acusada de se recusar a pagar direitos de “Uptown Funk”...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades