Casal quer comprar direitos de música natalina do Wham! só para removê-la do mundo

Crowdfunding já ganhou colaborações de 327 pessoas, mas ainda está muito longe de alcançar seu objetivo

O casal Tomas e Hanna Mazetti resolveu dar início a um financiamento coletivo com objetivo um tanto quanto peculiar: comprar os direitos da música natalina “Last Christmas”, do Wham! O que realmente chama a atenção é o objetivo por trás do crowdfunding, que é apagar a existência da canção.

Atualmente, os direitos sobre a obra pertencem à Warner Chappell Music UK. O valor para adquirir a propriedade intelectual é de £ 20 milhões (cerca de R$ 127 milhões na cotação atual). O grande obstáculo é que, apesar de ter contado com 327 colaboradores, a campanha arrecadou apenas £ 50 mil (o equivalente a R$ 318 mil) até 23 de dezembro.

- Advertisement -

Em entrevista ao Daily Mail, Hannah contou que seu desgosto para com a música começou quando trabalhava em um café em Oxford, Inglaterra.

“Eu estava estudando inglês e trabalhava extra para pagar as contas. O dono do café planejou uma temporada de férias super aconchegante e fez seu próprio CD com vários ‘sucessos’. Ele só aparecia de vez em quando, então não se dava conta da agonia que o resto da equipe sentia quando ‘Last Christmas’ tocava pela 111ª vez no dia.”

Ela garante que outras pessoas também pensam da mesma forma.

“No Natal passado – trocadilho sem intenção – perguntamos a amigos quanto eles estariam dispostos a pagar para nunca mais ouvir a música. Quando ela voltou a tocar em novembro, fomos lembrados. Então alguém nos disse que era teoricamente possível comprar os direitos e depois retirá-la de todas as plataformas de streaming! Consultamos nossos amigos e a notícia se espalhou. É divertido porque as pessoas amam ou odeiam a ideia! Talvez o próximo Natal seja o Last Christmas!”

A ideia é alcançar ao menos 75% do valor, para assim adquirir algum poder de barganha junto à Warner. E Hannah faz questão de deixar claro que o sentimento negativo é exclusivo à canção.

“Não odiamos o Wham!, apenas a música. Sentimos que algo precisava ser feito por quem, assim como nós, sofre ao ouvi-la 5 mil vezes ao dia nesta época do ano.”

Wham! e “Last Christmas”

Lançada em 1984, “Last Christmas” é uma composição de George Michael, que formava o duo com Andrew Ridgeley. O single chegou ao top 10 em 32 paradas internacionais, sendo número 1 em 12 charts, incluindo Reino Unido e Alemanha.

Leia também:  Morre Bob Heil, o criador do talk box

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasCasal quer comprar direitos de música natalina do Wham! só para removê-la...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

2 COMENTÁRIOS

  1. antes de tentar fazer isso, deveriam conversar com o co – autor da canção ainda vivo andrew ridgleley, alem de outras milhoes de pessoas que a escutam e a propria gravadora, se nao querem mais escutar façam abaixo assinado pra nao ouvir mais ela no serviço que fazem, do que ter essa ideia tola….

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades