Gal Costa, grande voz da música brasileira, morre aos 77 anos

Causa do falecimento não foi informada; cantora havia cancelado show no festival Primavera Sound dias antes

Morreu aos 77 anos a cantora Gal Costa, uma das maiores vozes da MPB. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista.

A causa não foi informada. Sabe-se que Gal havia cancelado de última hora seu show no festival Primavera Sound, realizado no fim de semana no Distrito Anhembi, em São Paulo. Foi explicado que ela estava em recuperação após retirar um nódulo na fossa nasal direita.

- Advertisement -

A artista estava com a turnê “As Várias Pontas de uma Estrela”, onde revisitava clássicos da MPB na década de 1980. Sua apresentação final ocorreu no Coala Festival, também na capital paulista, em setembro. Após isso, ela realizou a cirurgia supracitada.

Sobre Gal Costa

Nascida em 26 de setembro de 1945, em Salvador, Bahia, Maria da Graça Costa Penna Burgos iniciou sua carreira musical na década de 1960. Estreou junto de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé e outros no o espetáculo “Nós, Por Exemplo…” Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1965, onde fez sua primeira gravação, no álbum homônimo de Maria Bethânia.

Leia também:  Metallica chega ao Fortnite como headliner de festival do game

Seu primeiro disco próprio saiu em 1967: “Domingo”, em parceria com Caetano Veloso. De lá, saiu seu primeiro hit, “Coração Vagabundo”. Em 1968, participou do trabalho “Tropicália ou Panis et Circencis”, um dos mais representativos do movimento tropicalista. A partir daí, prosseguiu com uma carreira de sucesso, tornando-se uma das referências da MPB, além de flertar com diversos gêneros, incluindo o rock.

Ao todo, Gal Costa lançou 41 álbuns de estúdio. O mais recente, “Nenhuma Dor”, saiu ano passado. Conforme aponta a Enciclopédia Itaú Cultural:

“Gal Costa é considerada uma das principais referências vocais femininas de sua geração e influência para cantoras posteriores. Com postura irreverente e desafiadora, sua trajetória é marcada por reinvenções, rupturas e a particular junção do grito do rock ao canto popular.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasGal Costa, grande voz da música brasileira, morre aos 77 anos
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades